sábado, 13 de junho de 2015

Bate&Leva com o Chef Gilmar Borges.

No Brasil, os festivais de gastronomia, se tornaram um sucesso, uma forma racional de mostrar as peculiaridades culinárias de cada região. O Bate&Leva, foi ter uma prosa, com o Chef Gilmar Borges, ele que vem participando de inúmeros festivais, nos conta como é
participar na valorização das receitas tradicionais do Cerrado.

Ele nasceu em Pirenópolis Goias, terra da Cora Coralina, não passa sem uma boaCarne de Lata e a tradicional Galinha Caipira, preparada por sua mãe.
O Chef Gilmar Borges, vem de longa data fazendo um resgate e pesquisa na valorização da gastronomia de raiz e do Bioma Cerrado com destaque para as tradições da cozinha dos Tropeiros, Garimpeiros e toda a culinária das antigas Fazendas coloniais e nos conta agora como vê a gastronomia hoje.

El. Conte-nos como
será sua participação no Festival de Pirinopolis.

GB. Vamos estar apresentando 6 ações no Festival sendo um resgate e valorização da Gastronomia de Raiz e do bioma Cerrado.

O grande destaque este ano é que estaremos valorizando as Senhoras de família tradicional na cidade de Pirenópolis com suas iguarias da cozinha de Goiás com o tema “Coisas que só Pirenópolis pode mostrar” uma grande buffet com as delicias de Pirenópolis como: O Pastelinho, a Verônica e os Alfenis, o Bolo de arroz, Queijo Leite, Doces cobertos, Mané Pelado de S, Balas de Santa Luzia, os Biscoitos de Queijos e muito mais.Vamos ter aulas show apresentando as Tachadas mostrando as comidas de romarias, comidas dos tropeiros e garimpeiros e a tachada das Gerais um resgate das antigas comidas feitas nas estradas que os tropeiros viajavam pelo sertões. Ainda vamos preparar as tradicionais Paçocas no Pilão com a presença das senhoras Mestres Griô da cidade e os Doces de Tradição feitos ao vivo e a cores na cozinha caipira montada na praça central de Pirenópolis. Finalizamos com as Fornadas de Biscoitos das Fazendas Coloniais e os Bolos de reza. Vai ser um momento único de valorização das antigas receitas de um Brasil cheio de cores e sabores; ainda vamos estar colocando as tradições da gastronomia de raiz em destaque com um toque de modernidade e assim apresentando muitos ingredientes e produtos por muitos desconhecidos e esquecidos.

El. Acha que o mercado cresceu e as pessoas estão mais conscientes em termos do que é uma "boa alimentação"?

GB. Hoje as pessoas procuram uma boa comida e estão mais interessados em saber a procedência dos ingredientes e o que estão comendo querem também saber a historia do prato com suas origem e tradições e estão muito preocupadas em comer coisas novas e diferentes. Há também um grande interesse em resgatar iguarias antigas e receitas com ingredientes desconhecidos e diferentes um grande

destaque para a gastronomia regional e tipica do nosso Brasil.


 

El.Você provem da cidade de Goiás rica em termos de gastronomia e com muita raiz, acha que os jovens esta em busca desta cozinha?


GB. O estado de Goiás tem uma rica gastronomia e vêm se destacando cada vez mais no mundo da gastronomia pela sua diversidade de ingredientes e produtos único com o destaque para muitos dos frutos e frutas do Bioma Cerrado. Muitas instituições estão com vários projetos com alunos de gastronomia em busca de conhecer e valorizar esta gastronomia de Goiás. A preferência da população local por várias receitas tradicionais de Goiás fez com que o estado tivesse uma gastronomia rica e diferente, sempre muito ligada a cultura e as tradições locais fazendo assim com que cada prato tivesse sua historia fazendo com que muitos dos grandes Chefs comesse a se interessar a trabalhar e valorizar os produtos e ingredientes goianos com destaque para algumas das castanhas do Cerrado: Castanha do baru e castanha do pequi e muitos outras. Hoje podemos dizer que alguns das iguarias goianas estão em alta na gastronomia.


El. A participação das mulheres nas cozinhas profissionais, tem crescido bastante em todo o Brasil, e em nossa cidade, você tem acompanhado?

GB.Sim , hoje podemos dizer que as mulheres então a frente de muitas cozinhas modernas sendo que antigamente as mulheres é que preparava a maioria das iguarias das fazendas, elas estão mais voltadas a conhecer mais os produtos, ingredientes e técnicas de cozinhas e estão no comando não só a cozinha mais presentes em todas as profissões.


El.Que  te faz brilhar os olhos com seu trabalho?

GB.O mais legal pra min e o sucesso do prato quando as pessoas comentam e conhecem coisas novas, ingredientes diferentes isto pra mim é o máximo a minha realização profissional e pessoal.

e é claro quando falam que esta delicioso………

Um comentário:

  1. Quero agradecer muito pela maravilha oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho de resgate e valorização da gastronomia de raiz goiana e dizer que o Festival Gastronômico Pirenópolis este ano superou todas as edições como um dos mais charmosos festivais do Brasil,
    Correção Cora Coralina um dos ícones da cultura Goiana nasceu em Cidade de Goiás.
    Obrigado por tudo sucesso sempre Chef Gilmar Borges

    ResponderExcluir