sexta-feira, 19 de junho de 2015

Pão, a grande inveção da gastronomia-Coroa trançada

Símbolo maior do ato de compartilhar o Pão, é companheiro de todos os dias.
Há relatos que o pão surgiu na Mesopotâmia (atual Iraque) há 12 mil anos, em decorrência do cultivo de trigo, o qual as pessoas utilizavam pedras para moer os grãos desse trigo, misturando-o com a água. O resultado disso era uma massa cozida sobre o fogo.
No entanto, foram os egípcios que descobriram e iniciaram o processo de fermentação. A mistura de água com farinha era exposta ao sol até que ocorresse a formação de bolhas e, a partir daí, eram assadas entre pedras aquecidas.
Na Europa, o pão chegou há aproximadamente 250 anos a.C, sendo inicialmente preparado em padarias. Com a queda do Império Romano, essas padarias foram fechadas e o pão começou a ser fabricado nas próprias residências. A partir do século XVII a França se destacou  na produção desse alimento, sendo considerada como o centro mundial de fabricação de pães.
No Brasil, o pão começou a ser conhecido no século XIX e, entre as variedades existentes, o mais consumido é o pão francês (também conhecido como pão de sal), produzido a partir de uma mistura de farinha, água, fermento e sal. A  Pesquisa de Orçamento Familiar (POF – 2008-2009) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obteve como resultado que, o consumo per capta do pão francês foi de 53 g/dia no território nacional nesse período.

Tradicional nas festas de fim de ano, este pão pode ser preparado a qualquer momento, tem sabor profundo e delicioso que se encaixa em qualquer época do ano.

Coroa trançada  

Ingredientes
750 g farinha de trigo

15 g de fermento fresco
1 colher (chá) de sal
125 g açúcar
120 g manteiga, à temperatura ambiente
4 ovos médios + 1 gema para pincelar
200 ml leite
100 g passas 
125 g  de castanha granulado
1 limão (raspa da casca)

1. Dissolva o fermento em 100 ml de leite. Numa tigela à parte, misture a farinha, o açúcar, a raspa do limão e o sal.  
2. Adicione 4 ovos ligeiramente batidos e os restantes 100 ml de leite à mistura de farinha. Combine todos os ingredientes de modo uniforme e deixe repousar cerca de 15 minutos.

3. Junte agora a mistura de leite com fermento à mistura da farinha e amasse durante cerca de 10 minutos até ter uma massa uniforme e elástica. 

4. Deixe levedar durante 1,5 horas, até que a massa duplique de volume.

5. Numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha estenda a massa num retângulo. Pincele toda a superfície da massa com um ovo batido e polvilhe com uma colher de sopa de açúcar, as passas e o miolo de amêndoa granulado.

6. Enrole a massa com o cuidado de apertar um pouco mais nas pontas para garantir que o recheio se mantém no interior. Com uma faca afiada corte este rolo  no sentido longitudinal e de seguida enrole os dois pedaços num cordão. Forme uma coroa juntando as duas extremidades do cordão e coloque num tabuleiro de forno. Deixe levedar mais cerca de 1 - 1,5 hora. 

7. Pré-aqueça o forno a 180ºC e pincele a coroa com o restante ovo batido ao qual pode adicionar mais um pouco de açúcar. 

8. Deixe assar durante 50-55 minutos até ter uma cor dourada. Deixe esfriar sobre uma grade e polvilhe com açúcar em pó para servir. 
Nota: No passo 6, pode optar-se por cortar o rolo em fatia e moldar pequenos caracóis individuais. Neste caso, é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário