sábado, 13 de junho de 2015

Cinco truques para evitar o desperdício alimentar

 O desperdício alimentar é um dos maiores dramas da sociedade atual. Seja nas grandes superfícies comerciais ou mesmo em casa, é necessário adotar pequenas estratégias para evitar esta tendência alarmante.


Todos os dias, toneladas de alimentos são jogados no lixo devido ao mau uso. 
O desperdício alimentar é comum mas é um mal que deve ser controlado em todas as habitações e nas grandes superfícies comerciais onde, por vezes, é difícil controlar a quantidade de comida existente.
 
 
Se cada pessoa dar o seu contributo e adotar pequenas estratégias – que devem ser tidas como habituais e rotineiras – o desperdício alimentar poderá não ser mais um pecado capital dos tempos modernos.
De forma a alertar para o problema e a incentivar os bons hábitos, o Huffington Post revela alguns truques que ajudam a controlar, ou até mesmo evitar, a comida que é deitada diariamente fora.

1. Tenha atenção à validade dos produtos frescos 
Sejam legumes, vegetais ou frutas, os alimentos frescos devem ser comprados em quantidades reduzidas sob a pena de apodrecerem antes de serem consumidos. Se optar por comprar vários de uma só vez, opte por arranjá-los e congela-los.
2. Faça um plano das suas refeições 
Ter em mente o que vai comer ajuda não só a poupar tempo como também a ter consciência dos alimentos e produtos que tem em casa.
3. Aprenda a usar os restos 
Existem inúmeras receitas para aproveitamentos. Se sobrar comida, pode sempre dar asas à imaginação e confecionar um prato diferente e original. O mesmo aplica-se aos alimentos que estão no fim de validade.
4. Escolha os alimentos feios  
Além de mais baratas e saudáveis, optar por frutas e verduras com um aspeto menos bonito ajuda a comprar em quantidades menores.

5. Não siga à risca os prazos de validade  
Mas também não abuse. Se o produto tiver passado da validade uns dois ou três dias, pode perfeitamente comê-lo. Contudo, esta regra varia de alimento para alimento, porém, deve ver os prazos de validade apenas como uma referência e não como uma ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário