quarta-feira, 24 de junho de 2015

Mãos a Obra Lasanha de Espinafre e Ricota de búfala

Com esta massa é possível fazer qualquer prato de origem italiana, como se você fosse uma autêntica mama. É só se preparar para

receber os elogios, que com certeza serão todos seus.

Massa Básica Caseira


Ingredientes
  • 400g de farinha de trigo
  • 100gm de farinha de Arroz
  • 5 unidade(s) de ovo
  • 2 colheres de sopa de azeite de Oliva extra virgem

Como fazer
  1. Coloque a farinha de trigo sobre a mesa.
  2. Faça um buraco no centro e quebre aí os ovos.
  3. Misture com um garfo e, depois com os dedos, trabalhe a massa sovando muito bem.
  4. Quando começarem a aparecer bolhas, pare de sovar e faça uma bola bem lisa.
  5. Regule a máquina de cortar massas no último número.
  6. Divida a massa e passe-as, uma de cada vez, pela máquina, dispondo-as em seguida sobre uma toalha.
  7. Vá polvilhando farinha de trigo para a massa não grudar no rolo.
  8. Vá diminuindo a espessura da máquina e passando por ela um a um os pedaços de massa até a espessura desejada.
  9. Deixe a massa secar de um lado e vire-a.
  10. Não deixe secar demais, senão quebra.
  11. Corte a massa na largura que desejar.
  12. Se quiser aumentar ou diminuir a quantidade, observe o seguinte: para cada 100g de farinha de trigo usa-se 1 ovo. 
  1.  Ingredintes da Lasanha
 250 g  de massa pronta para lasanha;
 1 maço de espinafre;

  1. 200gm de Salsão
    200gm de baccon
    ½ kg de ricota de búfala;
    1 cebola picada;
    2 dentes de alho picados;
    2 colheres (sopa) de azeite 200 g de queijo parmesão ralado;
    óleo o quanto baste.
    Molho branco:
    1 l de leite;
    2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
    2 colheres (sopa) de manteiga sal e noz-moscada a gosto
    Coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo médio. Quando a manteiga derreter, junte a farinha e misture muito bem. Cozinhe por 4 minutos. Junte 1 copo de leite na panela e misture muito bem. Acrescente o restante do leite e continue misturando para não empelotar. Abaixe o fogo e mexa por 15 minutos. Tempere com sal, noz-moscada e desligue. O molho não deve ficar muito grosso.
    Modo de preparo Lasanha:
    Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Quando ferver, salgue com sal grosso. Coloque 3 folhas de lasanha por vez e deixe cozinhar na água fervente por três minutos. Retire com uma escumadeira e coloque a massa cozida numa tigela com água fria para cessar o cozimento. 
  2. A massa não ficará totalmente cozida, pois terminará de cozinhar no forno. Repita o procedimento com toda a massa. Deixe dentro da tigela com água enquanto prepara os outros ingredientes. Separe as folhas dos talos do espinafre. Lave as folhas muito bem e pique grosseiramente. Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo médio. Quando estiver bem quente, junte o baccon, o salsão e a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos. Coloque o espinafre picado na panela, misture e cozinhe por 7 minutos. Retire do fogo e escorra a água que se formou na panela. Junte a ricota ao refogado de espinafre. Misture esmagando com um garfo. Tempere com sal e noz moscada. Para montar a lasanha, coloque uma concha de molho no fundo de um refratário retangular. Espalhe com uma colher. Coloque uma camada de massa de lasanha por cima do molho. Espalhe um pouco do recheio de espinafre com ricota sobre a massa. Por cima do recheio coloque mais uma concha do molho branco, sempre espalhando com uma colher. Polvilhe 1/3 do queijo parmesão sobre o molho. Repita este procedimento mais duas vezes. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média e deixe assar por cerca de 30 minutos, até o queijo derreter e gratinar.
    Sobre a farinha de arroz.

    A farinha de arroz é um alimento básico no sudeste da Ásia, Japão e sul da Índia. A produção desta farinha pode incluir tanto branco ou arroz integral, cada um funcionando bem para produtos comerciais ou bolos caseiros. Mas o que mais você precisa saber sobre a farinha de arroz? Para que serve?

    Farinha de arroz tem glúten?

    O glúten é uma proteína encontrada em produtos de grãos como trigo e centeio e sua prevenção é uma parte essencial da gestão de doença celíaca. A doença celíaca é uma condição digestiva que desencadeia uma resposta do sistema imunológico ao glúten. A farinha de arroz é um substituto adequado e saudável para a farinha de trigo e farinha de centeio se você deve manter uma dieta livre de glúten. Ou seja, se respondermos de forma básica para o que serve a farinha de arroz, já temos a utilidade como substituto sem glúten de outras farinhas.

    Farinha de arroz: Benefícios

    Tragos para você diretamente dos nutrientes presentes na farinha de arroz que tornam sua dieta ainda mais completa.
    Proteína na farinha de arroz
    A farinha de arroz é rica em proteínas, contendo um alto nível de vitaminas do complexo  . A principal diferença entre o arroz integral e o branco é a casca – durante a moagem, onde a remoção da casca produz arroz branco. No entanto, a casca de arroz é deixada intacta, tornando-se uma boa seleção ao considerar fibras, vitaminas e nutrientes, como cálcio e zinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário