terça-feira, 23 de junho de 2015

Criatividade ou Produção?

O debate entre os tradicionalistas e inovadores, é sempre um tema central no mundo da culinária, o movimento experimentou um pico poucos anos atrás, no momento da popularidade máxima da cozinha espanhola de vanguarda e o sucesso de El Bulli. 

Um conflito atávico que gerou uma verdadeira caça às bruxas, tudo visando a identificação de partidários de uma facção ou outra.  
Hoje, tudo está enfraquecido pelo encerramento do restaurante de Ferran Adrià e seu novo compromisso com a investigação, que infelizmente hoje, faz pouco ruído, mas há 10 anos, atrás um comunicado à imprensa de últimas hora, poderia gerar um pequeno milagre econômico.
A Espanha reduziu o número de desempregados a um terço do número de novos postos de trabalho (um terço do total!) sobre no setor da restauração o que seria chamado na Espanha e Itália HO.RE.CA. (Hotéis, restaurantes, catering).  Isso quer dizer que o movimento foi bem sucedido, uma revolução cultural, renovado e profundo, juros que poderiam gerar riqueza.O fenômeno "Espanha e nova cozinha" foi de fato um fenômeno, uma tendência culinária, que marcou mudanças profundas (de paixão) para um assunto até então confinado na cultura popular e regional.  
Fortes valores, foram identificados de forma rápida como uma puxada de freio de mão, deixando muita gente insegura sobre verdades consolidadas.  
Foi o momento de organizar novos e diferentes desafios da evolução técnica e a tensão emocional.  

Ferran Adrià como um líder cozinheiro determinado, tomou a rédea, determinou o caminho e a forma, infectando milhares de jovens com suas novas ideias, bem como homens de negócios e o mundo da política.  
Muito material ainda necessita ser digerido, a partir do qual estamos ainda um longo caminho de perceber o impacto, restando infelizmente idolatrar personalidades, incapaz de canalizar parte destas paixões e energias para novos olhares.Hoje, embora a cozinha vanguardista espanhola, tenha sofrido um revés, deixou marcas profundas que florescem em centenas de pequenos locais de qualidade, bistrôs e restaurantes, chefs jovens (empresa) formados corretamente.  
E parte do turismo tem sido capaz de  incorporar e atender à demanda por qualidade através da conversão de cidades e regiões de arte e natureza, tais como Barcelona, ​​Madrid e no País Basco em destinos turísticos e cuidado com o alimento. Esta é a verdadeira revolução sobre a Espuma, o que mostra como a cozinha e sala de jantar são filhas de um contexto.

Será que percebemos isso?
Deixe um comentário 

Quer juntar-se a discussão? Sinta-se livre para contribuir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário