segunda-feira, 22 de junho de 2015

Você conhece o Catolé?

Famoso pela musica de Zeca Pagodinho o Catolé, é um pequeno fruto proveniente de uma palmeira, Syagrus cearensis, que produz coco-catolé, típico da Mata Atlântica.

Outras palmeiras também são chamadas de catolé, entre elas a Syagrus smithii, ameaçada de extinção, e a Syagrus
cearensis, de ampla ocorrência no estado do Ceará, como sugere o nome.
Nos trópicos, os cocos são muito apreciados, tanto pelos turistas como pelos nativos. 

No Brasil, seus maiores cultivadores estão localizados no Nordeste e no estado do Pará. 
O coqueiro gosta de clima quente e úmido.


O Brasil possui uma riquíssima flora palmácea, sendo o terceiro país do mundo em diversidade de espécies nativas. O presente trabalho teve o intuito de realizar análises físico-químicas da amêndoa do catolé, uma espécie de Palmeira de presença marcante desde o estado de Pernambuco, passando pela Bahia até São Paulo e comparar com os parâmetros já existentes do licuri, que é uma palmeira típica do semiárido nordestino e tem uma nítida preferência pelas regiões secas e áridas das caatingas.

Pode-se observar que o catolé (Syagrus schizophilla) não é muito difundido por isso ele tem uma baixa expressão no mercado, sendo muitas vezes confundido pela comunidade com o licuri (Syagrus coronata) por suas semelhanças a primeira vista, somente através de estudos mais detalhados e a observação dos frutos foi possível identificar as pequenas diferenças os dois. 

O investimento na geração de co-produtos desse coco no Nordeste é uma maneira de agregar valor ao produto de origem extrativismo, promovendo a segurança alimentar, com reflexos positivos diretos nos indicadores socioeconômico regionais, e capaz de estimular a preservação ambiental. Cabe a pesquisa a identificação e estudo desse fruto em potencial, e a partir daí buscar, juntamente com o poder público ou privado, o resgate social e econômico da sua população, seja através da sua utilização para produtos alimentícios, artesanato ou até mesmo como biodiesel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário