Aos 92 anos Ana Primavesi, receberá o principal prêmio de agricultura orgânica mundial.
Engenheira agrônoma, formada na Universidade Rural de Viena, Áustria, com doutorado na mesma universidade.
O solo sempre me fascinou, porque do solo dependem as plantas, a água, o clima. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio e as plantas bem nutridas. Dizem que eu inventei a agricultura orgânica. Conscientemente, não. A gente sempre trabalhou dessa forma.
Ana Primavesi.
Ana Primavesi publicou 94 artigos científicos no Brasil e em revistas internacionais. Além disso, escreveu 11 livros e colaborou em inúmeras outros publicações.
Seu trabalho de maior influência é o seu livro "Manejo Ecológico do Solo" que revolucionou a agricultura ecológica tropical na América Latina. O livro postula que um solo saudável é o pré-requisito para plantas saudáveis é o pré-requisito para plantas saudáveis, que por sua vez, vão contribuir para a saúde dos homens. Neste livro ela salienta a importância de restabelecer o equilíbrio entre o solo, organismos do solo, plantas, animais e seres humanos. Além disso, a proteção da estrutura dos pequenos agricultores, assim como o seu destino e sua cultura foram sempre grandes preocupações de Ana Primavesi.
Ana deu mais de 500 palestras e cursos em universidades, institutos e congressos, e inspirou seu público ao redor do mundo.
Ao longo dos anos ela se manteve fiel aos princípios do seu trabalho, regenerando terra para produção de alimentos e também olhando criticamente a prática da agricultura.
Foi co-fundadora de várias organizações como a AAO (Associação de Agricultura Orgânica) e do MAELA (Movimiento Agroecológico Latinoamericano). Desempenhou um papel fundamental na construção da IFOAM na América Latina. Até hoje, com a idade de 92 anos, Ana Primavesi permanece ativa e ainda compartilha seu amplo conhecimento e seu comprometimento com os outros, também em novos meios de comunicação, como blogs na internet e plataformas do Youtube. Ana é membro honorário de numerosos movimentos ecológicos e tem recebdo muitos prêmios, entre eles o prêmio do Ministério da Agricultura brasileiro. O prêmio do MAELA, que é concedido a cada dois anos tem seu nome – "Ana Primavesi Award".
Pelo seu extenso conhecimento, o seu talento para inspirar pessoas, suas idéias inovadoras, suas ações decisivas e suas ações decisivas e suas explicações espirituosas, ela teve uma enorme influência no movimento orgânico da América Latina, e portanto, pertence aos pioneiros globais da agricultura orgânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário