Kefir é um probiótico que tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos.
Produzido através da fermentação do leite, possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior.
Tanto o Iogurte como o kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias que não existem no Iogurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Estreptococos. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogênicas (prejudiciais) presentes no organismo.
O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).
A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado.
Tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição.
Todos esses microrganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados microrganismos seguros (CRAS) (JAY,1996). Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos.
Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de riscos de algumas doenças.
Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:
- incrementa o valor biológico das proteínas do leite
- As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso.
- sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca
- sintetiza vitaminas do complexo B
- aumenta a resistência à infecções
- ativa sistema imunológico – e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de sida, síndroma de fadiga crônica, cancro e herpes.
- efeito tranquilizador do sistema nervoso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
- restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora.
- regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.
O efeito de “limpeza” que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma ótima saúde e aumento da longevidade.
- diminui o risco de cancro , principalmente de cólon
- diminui a fracção do LDL colesterol
Estudos realizados em ratos no Japão revelam ação anti- carcinogênica do kefir; o kefir foi administrado via oral e os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor, induzindo a uma resposta auto imune nos ratos.
O uso do Kefir como alimento pode trazer benefícios e auxílio no combate a problemas de:
asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, hepatite, bronquite, catarro, tuberculose, descontrole da produção de bílis, alergias, enxaqueca, males do cólon, úlceras, problemas digestivos, colites, bactérias hostis,
prisão de ventre, diarreia, candidíase, inflamações intestinais, ansiedade, depressão, diversos eczemas.
Kefir de coco
1 colher de sopa de grãos de kefir
½ xícara de “leite” de coco
½ xícara de leite de amêndoa ou castanha.
Coloque os grãos de kefir e o leite vegetal num frasco de ½ a 1L, dependendo da quantidade de bebida utilizada.
Cubra o frasco com um pano, e deixe fermentar à temperatura ambiente .
Após 12 horas, pode começar a verificar o kefir, e pode retirar os grãos após 24h, ou assim que atingir a consistência desejada.
“Leite” de coco
Faz cerca de 1L
2 xícaras de coco ralado
4 xícaras (~1L) de água
Leve a água a ferver. Retire do fogo e coloque numa taça juntamente com o coco, e deixe esfriar. Transfira esta mistura para um liquidificador e triture cerca de 2 minutos. Coloque um coador numa taça e passe a bebida pelo coador. Pressione o coco que ficar retido no coador com uma colher, de forma a extrair o líquido no mesmo.
Guarde o “leite” de coco em recipientes fechados, no frigorífico até 4 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário