Verbete-R Roupa Velha
Minha avó já dizia, "Sabe mandar, quem sabe fazer", resposta rápida e acertada, e ela sim que sabia,
tanto administrar quanto fazer uma deliciosa comida cheia de historia e sabedoria.
Um pedacinho da vida "A beleza maior da cozinha é essa alquimia: ir descobrindo como as coisas acontecem, aprender com os temperos, com a colher de pau, as misturas que fazemos....", que se assemelha muito a todo nosso cotidiano em escolhas e que por vezes demonstram nossa habilidade e nosso caráter.
A Roupa Velha, é mais um prato de aproveitamento na cozinha da Bahia, ele nós remete a Cultura Cubana, onde a escarces de produtos criou a Ropa Vieja, um similar claro, que com produtos locais.
Não existe uma receita, mas inúmeras de Roupa Velha é o aproveitamento das carnes do Cozido ou da Feijoada ou de um assado, que eram reaproveitadas transformando-se em um prato novo.
Esta pratica, comum nas cozinhas de mulheres que a partir desse lugar periférico que se encontravam, nos limites da sociedade, entre outros grupos de minorias, nos falam através de documentos e receitas que foram difundidas através da história, contando-nos sobre as violências e humilhações que sofreram, sobre seus prazeres de ontem e também sobre suas decepções e sentimentos mais profundos.
Podemos perceber à relação entre às receitas relativas ao hibridismo étnico-cultural, que a Bahia recebeu, em suas receitas, de países europeus como Portugal, Inglaterra, França e Espanha.
Estes trouxeram para a nossa culinária comidas não só a Roupa Velha, que estamos falando hoje, feita a partir de restos de lombo assado, como também o Almoço Fresco, que já falamos aqui, e a Malassada, inspirado no prato típico inglês roast beef abrasileirado por nós, uma carne mal assada, onde as cozinheiras baianas, como ocorreram com outras receitas, aperfeiçoaram-no e deram-lhe outro cheiro e sabor.
Receita de Roupa Velha
Ingredientes:
Serve: 2
1 cebola pequena batidinha
1 colher (sopa) de manteiga
1 pimentão verde cortado em tirinhas
2 xícaras de carne assada
Pimenta-do-reino a gosto
6 ovos
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de leite
Modo de preparo:
Numa panela, doure a cebola batidinha na manteiga.
Junte o pimentão limpo e cortado em tirinhas.
Desfie a sobra de carne e refogue na mistura do pimentão. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino.
Bata os os vos como para omelete com o leite e uma pitada de sal. Despeje sobre a carne e mexa com um garfo até que os ovos estejam cozidos. Sirva com arroz e feijão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário