quinta-feira, 26 de março de 2015

Gravação do Programa Antohny Bordain: No Reservations em Salvador

Sabe aquela máxima que diz que se a vida te der um limão....junte a elas meia duzia de cajus, umas seriguelas, algumas garrafas de cachaça da boa.. junte uns 2 à três amigos, que são realmente o que temos.
Juntos a eles um puta Chef que você admira, bote tudo num barco e vai passar o dia num paraíso no mar da Bahia.


Penso que as coisas acontecem pois são consequências do que fomos plantando, da seriedade com o que nós propomos diante da vida e neste quesito, a vida me reservou surpresas bacanas.

Tomei conhecimento do Antohny Bordain, la pelos idos de 2003, apos receber de uma amiga querida Solange Bernabó, seu livro "Cozinha Confidencial", de imediato tomei como minha bíblia de cabeceira, o livro mostrava o universo de um chef nos bastidores das cozinhas dos 80' em Nova York, numa pegada bem realista e desglamurizada de tudo, ele usa um linguajar cheio de jargão e chulerias, o que dá a entender que o livro é feito para quem manja das putaria que passam nas cozinhas , intercala capítulos para totais iniciantes no assunto da gastronomia.


Voltando ao convite feito pelo Jon Lewis da Mangaba Productions, tivemos um contato rápido na Pousada do Carmo, onde Bordain, já estava hospedado, repassamos as ideias com a produção e feito, marcado o dia para o passeio/programa.
Voilá, na quinta dia 09, partimos do terminal as 11hs, um pequeno atraso para o repasse e abastecimento da escuna, nada que pudesse comprometer o animo, pelo contrario, o Tony, como ele mesmo se identificou, chegou em ponto,sem muitas conversas iniciais, mas com um leve sorriso,que identifico como sondando a área,circulou entre as pessoas no barco,fez algumas gracinhas,enquanto esperávamos a chuva passar. 


Em seguida já munido de sua Caipirinha de Caju, feita especialmente pelo amigo André Ricardo, misto de Barman e fotografo,saiu disparando nossas fotos.

O tempo ficou firme e finalmente o sol de verão mostrou sua cara, chegamos ao destino as 12:30, um maravilhoso paredão natural na Baia de Todos os Santos.
Bem,o grande desafio para mim, foi fazer comida e servir, sendo que estávamos num local sem a minima infra estrutura básica, para lidar com alimentação, o que era sabido e exigia da minha parte controle higiênico e organizacional suficiente para no minimo não matar ninguém. Feito, baixamos a comida num barquinho, num bote até a praia, onde preparei uma churrasqueira e improvisamos bancadas, para servir a comida. 


Durante a minha preparação, percebi que a sua produção se reunia, tentando encontrar os melhores ângulos e as definições e linhas gerais do episodio, as pessoas curtiram a praia,e o bar estava pronto, em meio à praia, também de forma improvisada e muito natural, para que não nós faltasse nada.
Foram servidos um peixe assado na folha,um "Cabeçudo" de 12kg, Farofa de Maracujá e de Sabiá, como pequenas entradinhas, servi Caranguejos,Acaça de Mariscos,que foi um sucessonas mãos do Antonhy,Casquinha de Siri, Churrasquinho de Gato, heheh..e Camarões no Espeto com molhinho de tamarindo picante, depois cajus secos e Panforte de Caju,uma produção minha. 



Em todo o momento o Antony, foi simpático e solicito, inclusive confidenciando ao dizer que "a Bahia,é um dos lugares que mais gosta no Brasil",sua produção também participou e curtiu bastante interagindo tranquilamente com as pessoas num clima divertido.
Voltamos às 17:30, e agora esperamos o episodio para conferir, mas confiram o backstage, através das lentes do André Ricardo Soares!!

Acaçá de Mariscos
Para 6 pessoas:

Ingredientes:

1kg de feijão verde
2 cebolas graúdas
800 gm de Aratu(marisco do Recôncavo Baiano)
1 dente de Alho
4 colheres de Sopa de Azeite de Oliva
Sal, Pimenta malagueta, Coentro, tomate
Folhas de Banana
100 gm de farinha de arroz
Suco de 2 limões para os mariscos

Modo de preparo:
Bater no liquidificador, as cebolas, o alho, o azeite e os feijões e a farinha de arroz, ate ficar bem batido, tem que estar uma massa compacta, Salpimentar a gosto.
Lavar bem o marisco escolhido com o limão, Salpimentar e misturar coentro e tomatinhos picados.


Misturar os mariscos com a massa de feijões.

Abrir as folha de banana e colocar sobre estas folhas, dobrando em formato preferido. Levar ao fogo em banho Maria, durante 35mm, numa temperatura de 180°.
Compartilhem as paginas: 

 El Cocinero Loko: https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário