quarta-feira, 18 de março de 2015

Hora da Merenda- Olho de Sogra

Sogra nunca teve lá boa reputação, quando surgiu esta birra pouca gente sabe, alguns afirmam, que a coisa vem de longe, do ciume castrador da Afrodite, a deusa do amor, segundo a mitologia grega, além dos seus feitos divinos, tinha defeitos de sogra má.


O amor do filho Éros pela belíssima mortal Psiquê, ela aprontou de tudo um pouco para manter os dois separados e, literalmente, mandar a nora para o quinto dos infernos. 





Mãe da minha noiva, o bairro todo sabe que a fulana e uma megera, mas nem pestaneje, esquecer de dar um bom dia a criatura. 
Minha sogra e assim, do tipo Ovo Kinder, tem sempre uma surpresazinha dentro, mas vá ter mão boa pra doces assim, lá nos infernos...
Certa feita fui ver uma partida de futebol, o Bahia, num domingo na casa da minha noiva, tudo arrumado e nos seus devidos lugares, meu sogro, me convida a uma cervejinha, você sabe nê, não da pra recusar nada do sogrão, o clima andava ameno e o Bahia, pra variar estava perdendo. 

Eu meio tímido ao lado do sogro, quando o mané do time adversário, atropela o centro avante, e arremessa, sem dar espaço para o goleiro respirar, neste momento, num descontrole, talvez por forca da emoção, E POR ALGUM IMPULSO REPRIMIDO dei uma POOORRRAAA daquelas...

A velha saiu da cozinha, bufando e com olhar irado, quando penso que estava na cozinha, me vem a mente uma imagem mais fantasiosa, o próprio Cão chupando manga. 
O cheiro que saia da cozinha era delicioso, mas me recolhi, pedi desculpas como um bom rapaz.

Dia seguinte, num ato generoso, ao chegar para pegar minha namorada para sair, encontrei uma bandeja cheia de docinhos deliciosos, feitos pela mãe dela.
Ciume apesar de torpe, também é afeto!
Podem falar o que for, mas eu amo as sogras, afinal elas são ou vão ser, na maioria das vezes, avós. Bendito este ser : As avós.

Olho de Sogra
Ingredientes:

Ameixas pretas em calda, escorridas, enxaguadas em água e sem caroços.

Ingredientes do Recheio

1/2 Kg de Açúcar
200 ml de Água
½ colher (de sopa) de manteiga sem sal
1 pacotinho de coco ralado
1 gema
1 colherinha (de café) de essência de baunilha

Modo de preparo
Prepare uma calda com o açúcar e a água e leve ao fogo até ponto de bala mole.
Acrescente a manteiga, a essência e a gema, ainda quentes mas fora do fogo. Depois de frio, faça bolinhas.

Montagem do olho de sogra

Abra as ameixas sem separá-las.
Coloque em seu centro pequenina porção de docinho dando formato de olho.

Passe os doces em açúcar refinado União e coloque-os em forminhas de papel aluminizadas.

Compartilhem e fiquem ligados nas paginas do Chef Alicio Charoth
El Cocinero Loko:
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana. https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário