domingo, 29 de março de 2015

O barreado, é tema do novo livro de Marie Gimenes Minasse

“Cozinhando a tradição: festa, cultura, história e turismo no litoral paranaense” é novo livro de Marie Gimenes Minasse, sobre o prato e suas implicações na história e no turismo do litoral paranaense.

.
A sessão de autógrafos acontece no Madame Aubergine Cozinha & Cultura (Rua Carla, 25, Itaim Bibi, São Paulo), de 18h às 22h, e conta também com degustação comandada pela Chef Talitha Vitorelli.
O livro foi publicado em 2013 pela Editora UFPR e apresenta a história do barreado, prato tradicional do litoral do Paraná, as transformações que aconteceram no preparo e no consumo e sua relação com o desenvolvimento econômico e turístico da região que se vê representada na preparação culinária.
A obra, baseada na pesquisa de doutorado da Marie, instiga o leitor a refletir sobre a complexidade da relação entre o ser humano e sua comida.   
Para tanto, reúne informações de pesquisa em artigos e documentos históricos e 45 entrevistas realizadas com cozinheiros amadores e profissionais, com gerentes e proprietários de restaurantes que servem Barreado no litoral paranaense e com pessoas ligadas ao desenvolvimento da atividade turística na região. Também está presente a marca registrada da autora: um exercício primoroso de revisão bibliográfica, aqui focado em títulos da historiografia da alimentação, memória e História Cultural e Oral. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário