sábado, 28 de março de 2015

Pequeno Dicionario da Cozinha Baiana

Verbete B Bolinhos de Estudantes
Todos sabem a historia da Punheta ou punhetinha, como se chama na Bahia, o Bolinho de Estudante, uma historia engraçada e divertida, como deve estar inserido o contexto da culinária.
O
nome de Punheta ou Punhetinha, provem do seu aspecto fálico, que não passaria despercebido a uma crônica popular, apesar de que muitos afirmam que os movimentos no preparo, dêem nome e que ele seja conhecido como um doce “feito a punho”.  
Reza a lenda que chama-se Bolinhos de Estudantes, por levar ingredientes muito baratos na época, como o coco, a tapioca, quando não haviam sido descobertos pelo RaioGurmetizador, que tambem mudou de nome Bolinho de Estudante de Gastronomia Estilo Gourmet....

Ninguém melhor que Jorge Amado (1912 – 2001) para exemplificar o uso dessa palavra, quando no livro "O Sumiço da Santa" ele cita D. Romelia.
“Como é mesmo tia Romélia? E tu não sabes menina? Olha que tu sabes muito bem, o nome é punheta, bolinho de estudante é pronúncia de besta!”

A saber, D. Romelia era uma eximia cozinheira, tinha um tabuleiro de acarajé, em frete a Casa Jorge Amado no Pelourinho, esposa do mestre de Capoeira seu Pastinha, muito amiga do Jorge e do Carybé.

Mas o que poucos sabem e que o
Bolinho de Estudante, vem de uma tradição Ioruba, de comer com as mãos, exemplos o Fufu ou o Funge, são guarnições feitas apartir da mandioca, inhame ou banana que são trituradas em uma consistência de massa de pão e ingeridos em pequenas bolas com acompanhamento a uma sopa de imersão ou molho.

Furá são bolinhos, ou bola de arroz, inhame, farinha de mandioca, farinha de milho fazem parte da comida votiva, típicos na cultura Ioruba, e pertinente a vários rituais e orixás da cultura afro-brasileira o candomblé., também chamados de Furá.

 

Tipos de Furá 

  • Bolas de arroz: O Arroz é cozido na água sem sal, até ficar pastoso, depois batido com uma colher de pau até soltar da panela, em seguida formar os bolos de forma arredondada com as mãos.
  • Bolas de farinha: Coloca-se a farinha, depois a água e modela os bolos de forma arredondada com as mãos.
  • Bolas de inhame: O inhame deve ser bem cozido em água sem sal, depois pilado, ou com a ponta de um garfo, em seguida sovado para obter uma massa pastosa e modela os bolos de forma arredondada com as mãos.
  • Bolinhos de dendê :Coloca-se a farinha, depois a água, azeite de dendê e modela os bolos de forma arredondada com as mãos.
  • Bolinhos de iemanjá: O Arroz ou milho branco é cozido na água sem sal, até ficar pastoso, depois batido com uma colher de pau até soltar da panela, em seguida formar os bolos de forma arredondada com as mãos.
Os de formas alongadas são fritos em azeite ou óleo, sendo carinhosamente oferendado aos Ibejis e apreciados pelo povo do santo. Nota Este mesmo bolinho é vendido nos tabuleiros das baianas de acarajé com o nome de punheta ou bolinho de estudante.

Furá de Tapioca                                
Ingredientes:

1 xícaras de farinha de trigo
1 xícaras de farinha de tarioca
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 xícara leite de coco fresco
3 colheres de sopa de manteiga, derretida


PARA OS BOLINHOS:
4-6 copos de água para ferver.


Misture a farinha, fermento em pó, e o sal, ponha o leite e a manteiga para ferver em uma tigela de microondas, cerca de 1 minuto. Misturar o leite quente com as farinhas com uma colher de pau até incorporada e lisa.


Faca bolinhas, e coloque na agua quente,  mantendo a distante entre eles(você deve ter cerca de 18 bolinhos). Reduza o fogo, cubra e cozinhe até que os bolinhos tênham o dobro do tamanho, 15 a 18 minutos. Enquanto isso comece a receita de xarope da seguinte maneira.


Ingredientes para a calda:


4 xícaras de açúcar
1 lata de leite de coco

Coloque 4 xícaras de açúcar em uma panela pesada tamanho médio e cozinhe em fogo médio até começar a caramelizar, mexendo sempre. Quando estiver marrom, cuidadosamente começa adicionando o leite de coco até obter a consistência que você quer. Transfira os bolinhos para uma tigela e cubra com a calda, mexa até todos os bolinhos, ate totalmente revestidos, passe no coco ralado.





Sotoko: Serviço de Buffet e 
Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko

Nenhum comentário:

Postar um comentário