sexta-feira, 20 de março de 2015

Por uma alimentação equilibrada e saudável.


Uma alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena.

São tempos em que as preocupações com a alimentação,  são uma questão de saúde pública deixaram de ser apenas de sobrevivência ou de pura satisfação.

Escolher produtos de qualidade para a nossa alimentação nem sempre é tarefa fácil tendo em conta o ritmo acelerado das nossas vidas. Entre tudo o que temos atualmente à nossa disposição, a direção é a de procurarmos encontrar um equilíbrio.
Nesta busca os produtos orgânicos, tem papel fundamental, apostar por alimentos que sejam cuidados por pessoas, que conheçam e amem a terra,  aqueles que crescem em terreno fértil, rica em minerais, sem recurso a aditivos ou fertilizantes químicos. Estimular a agricultura familiar, acaba sendo um caminho alem de seguro, claro que com controle, mais eficaz.  

                                                                                 
Quanto mais frescos são os legumes, as verduras, a fruta, a carne e o peixe, mais teremos uma alimentação rica em compostos favoráveis a nossa saúde.
Apesar da profusão de dietas, que a cada dia aparecem, e que são estimuladas, o bom senso deve prevalecer, nem sempre devemos acreditar de espírito aberto, em tendências, sem estar seguro da eficácia da dita alimentação saudável.

A indústria alimentar não para de criar dependência de novas necessidades, baseadas num marketing agressivo e que nos fez pensar nesta verdade absoluta. Como diz Michael Pollan no livro O Dilema do Omnívoro, as nossas avós não reconheceriam, muito do que nos e ofertado hoje como comida. E se depender deles, esta tendência não deve mudar.

Um tema que tem estado muito em voga, e a questão da obesidade infantil, tanto nos EUA, como agora no Brasil, alem disso o aumento de doenças ligadas ao coração e ao modo de vida contemporâneo, são questão que tem ser observada com clareza e mais objetividade, não só pelos órgãos de saúde publica, mas todas as pessoas envolvidas na cadeia alimentar.

 

A comida nos serve também como conforto a muitas das nossas emoções, este talvez seja um dos grandes dilemas, quando falamos de uma nova forma de alimentar-se, estamos tão condicionados que o simples fato de eliminar um produto, já nos causa pânico.

Esta semana, lendo sobre o lançamento de um produto novo de uma marca famosa de condensados, fiquei pasmo, como as pessoas comparilhavam o link, meio que desesperados, com comentários alabando o novo produto, havido para consumi-los. 



Engolimos tudo, sem o menor pudor e sem questionar, acreditando numa com "boa reputação" no mercado, sem o menor constrangimento. 

Felizmente da mesma forma que a industria investe em pesquisa e marketing, muitas marcas de produtos de bons produtos e qualidade, com um respeito a uma agricultura livre de agrotóxicos, onde animais tenham uma alimentação decente, surgem no mercado, hoje sofremos mais pela oferta que pela falta. Mais e mais pesquisas, serão necessárias para que tenhamos mais produtos de boa qualidade chegando a nossa mesa.

Ser cidadão, também e saber e conhecer o processo que este produto percorre ate chegar a nossa mesa, e ter informações mais precisas de como foi produzido e por quem, isso e tarefa de todos nos.


Fotos Claudia Kusch
https://www.facebook.com/claudia.kusch1?ref=ts&fref=ts

Compartilhem as paginas:
El Cocinero Loko: 
 https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário