quinta-feira, 19 de março de 2015

Palma Porque não?

A Palma: Alimento extra-ordinário

 A palma é uma forrageira de origem mexicana, pertencente à família cactaceae, com altura média entre 30 e 50 centímetros. 
Fonte de energia, carboidratos, fibrose e nutrientes, desenvolveu-se bem no país principalmente no nordeste devido à sua capacidade de se adaptar às condições climáticas. Por aqui Na região é muito utilizada como alimento para os animais, especialmente em períodos de seca.


Usamos esta planta versátil em tantas formas: para dar estrutura ao campo, com a sombra instantânea para plantas novas, como alimento para todos os animais, inclusive as galinhas (e nos!), como elemento no nosso sistema de compostagem.


De fato, plantamos três tipos de palma: a palma gigante, a palma “orelha de onça”( de folhas redondas) e a palma miúda (mais mole, e com menos espinhos- excelente para a cozinha!). Temos até uma “palma sem espinho”, que começou como uma única folha que um extensionista nos deu, Os usos são iguais.
 

Cozinha Aberta Homenagem a Frida Kahlo





A palma é muito rica em minerais. Nos Estados Unidos é usada inclusive para curar diabete. Ironicamente, usam em forma de cápsulas, em vez de acrescentar à culinária. 




É uma fonte boa de zinco, provável explicação dos benefícios que representa para a diabete ( doença provocada por carência em zinco). Mas é também uma fonte excelente de cálcio.

A palma tem um sabor ligeiramente ácida, (provavelmente devido ao ácido oxálico), dando um toque agradável a pratos: arroz, farofa, saladas... Mas tem uma “baba” muito maior do que o quiabo! Para diminuir esta baba, tire os espinhos da palma com um canivete (mais fácil do que com faca maior)    ( tire as bordas inteiras, que têm bastante espinho), corte em cubinhos, e jogue em água fervendo contendo um pouco de vinagre ou limão.

Depois de 3-4 minutos, escoa e lave em água corrente. Palma assim preparada pode ser usada em qualquer receita para quiabo ou feijão verde. É muito gostosa! Embora que é trabalhosa preparar em grandes quantidades, é muito fácil preparar uma folha ou duas para cozinhar dentro do arroz ou do feijão.

Aqui um vídeo simpático, com aquele sotaque do interior, mostrando exatamente como se prepara a folha. (Eles aferventam 50 minutos- mas isto não é necessário- 4 minutos é o suficiente. A palma é gostosa até crua.)
http://www.youtube.com/watch?v=55vLGLDAdz4
É possível produzir farinha de palma. Corta-se a palma (folhas mais maduras do que se usa na culinária) em tiras fininhas e seca no sol. Pode ser moído e usado como suplemento mineral.

Cozinha Aberta Homenagem a Frida Kahlo https://www.facebook.com/events/155476171306520/?fref=ts


 Curta a pagina Permacultura online
 https://www.facebook.com/pages/Permacultura-online/580737658695035?fref=photo

 Compartilhem e fiquem ligados nas paginas do Chef Alicio Charoth
El Cocinero Loko:
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko



Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana. https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário