terça-feira, 24 de março de 2015

Pequeno Dicionario da Cozinha Baiana

Verbete F  Feijão de leite.
Feijão cozido com leite de coco e açúcar.

O feijão na culinária da Bahia, sempre teve status de grandeza, muitas preparações tem no feijão além de uma guarnição um toque especial de sofisticação.

Do contrário que muita receitas que são mostradas na internet, o Feijão de leite típico da Bahia, e preparado com feijão-mulatinho, nas casas abastadas da Soteropolis, era uma guarnição servida com o bacalhau, onde se colocava o açucareiro a mesa.
Também conhecido como Feijão de Coco, em Pernambuco, ao que parece, esta preparação pode ter sido mais uma das intervenções Lusófonas, através das grandes navegações, e do cruzamento de receitas e ingredientes.
As raízes dessa culinária comum foram plantadas pelos navios lusitanos, que durante quatro séculos permutaram receitas e ingredientes entre as colônias. O conjunto é uma culinária riquíssima em sabores e variedades que se espalha por países colonizados pelos portugueses e só agora está começando a ser recuperada por historiadores, antropólogos e, evidentemente, pelos cozinheiros.

O Feijão de leite pode ser uma delas, uma adaptação, do receituário de Goa, onde muitos pratos à base de peixes e coco são de excelência. O leite de coco, fartamente usado na comida baiana e também encontrado na África e na Ásia, é originário da Malásia, país do Sudeste asiático.


                                                                         
Com 5 séculos de existência e evolução, esta culinária apresenta a particularidade de fundir elementos da culinária de Portugal com elementos da culinária da Índia, constituindo uma culinária autônoma por direito próprio. Para além das influências naturais das artes culinárias de Portugal e da Índia, Goa absorveu também produtos oriundos de outras partes do mundo de língua portuguesa, como, por exemplo, o quiabo, oriundo da África e muito usado em Angola.
A culinária de Goa faz também uso do feijão-verde, da couve-flor, do espinafre e da beringela, entre outros, com a particularidade de muito freqüentemente serem cozidos em leite de coco, dada a abundância de coqueiros do sudeste asiático.

Feijão-de-leite

Ingredientes

2 xícaras (chá) de feijão-mulatinho . 400 g
4 colheres (sopa) de azeite de oliva. 40 g
1 xícara (chá) de leite de coco . 200 g
3 colheres (sopa) de açúcar . 36 g
Sal a gosto

Modo de Fazer

Escolha o feijão, lave-o e coloque em uma tigela. Junte 1 litro de água (o suficiente para cobrir o feijão) e cubra a tigela com filme plástico. Deixe de molho de um dia para o outro.
No outro, dia escorra o feijão e coloque-o em uma panela de pressão. Adicione 5 xícara (chá) de água (1.200 ml). Leve ao fogo e deixe cozinhar por 50 minutos ou até o feijão ficar macio. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra-a.
Transfira o feijão para o copo do liquidificador juntamente com o caldo. Bata por 1 minuto ou até obter a consistência de purê e transfira para uma panela.
Adicione o azeite de oliva, o leite de coco, o açúcar e o sal. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos ou até ferver. Retire do fogo.
Sirva com bacalhau ou com peixes.


Compartilhem as paginas: El Cocinero Loko: 
 https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário