terça-feira, 17 de março de 2015

Pequeno Dicionario da Cozinha Baiana.

Verbete C  Caruru

Guizado de quiabos, cebolas, camarão seco e azeite de dendê. Normalmente servido com arroz branco e moqueca de peixa na época da quaresma. Também podemos considerar à designação comum a certas plantas do gênero Amaranthus, da família das amarantáceas, algumas de folhas comestíveis, bastante utilizada em culinária. A maioria delas é invasora de plantações. É também conhecida como bredo em Pernambuco e na Bahia, onde é utilizado na culinária local, reservando-se o termo "caruru" a um prato que, geralmente, não leva esta planta nos seus ingredientes.


Caruru de Preceito

Caruru Completo de Preceito- Um prato muito tradicional típico da culinária baiana, originário da culinária africana que faz parte das comidas votivas do Candomblé. Normalmente costuma ser servido no mês de setembro, em homenagem aos Ibejis, entidades gêmeas, correspondente no sincretismo religioso à Cosme e Damião.

É um prato que tem característica de ser coletivista, deve-se servir o 'Caruru de Preceito' geralmente com deliciosos acompanhamentos como vatapá, arroz branco, farofa de dendê, feijão fradinho, galinha de xinxim, feijões preto com dendê,  milho, pipoca, banana frita, amendoim, rapadura, abóbora, batata doce e cana. 
Na mesa, não podem faltar as balas e doces bastante coloridos para agradar às crianças(*Erês)
Durante a festa, são cantadas músicas em homenagem as entidades.  Foi, provavelmente, trazido para o Brasil pelos escravos africanos, que utilizavam ervas e folhas em lugar do Quiabo. 
Caruru segundo Manuel Querino e a receita do antológico  livro A Arte Culinária na Bahia :


Caruru
"Em seu processo observa-se o mesmo processo do Efó, podendo ser feito de quiabos, mostarda ou de taioba, ou de oió, ou de outras gramíneas que a isso se prestem, como sejam as folhas dos arbustos conhecidos, nesta capital, por unha de gato, bertalia, bredo de Santo Antônio, capeba etc., às quais de adicionam a garoupa o peixe assado ou a carne de charque e um pouco d’água que se não deixa secar ao fogo. O caruru é ingerido com acaçá ou farinha de mandioca."


Compartilhem e fiquem ligados nas paginas do Chef Alicio Charoth
El Cocinero Loko:
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana. https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário