quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A jornalista Joana Maltez, em entrevista com a Doceira Priscilla Diniz desvenda os segredos do Pãozinho Delicia, confira:

Pãozinho delícia: quitute querido na Bahia

De massa fofa e leve, ele aparece no café da manhã e até em festas de casamento.
Esse pãozinho está para os baianos assim como o pão de queijo está para os mineiros. 
É vendido em lanchonetes, padarias e supermercados e costuma aparecer até em festas de casamento. Porém, fora da Bahia, é menos comum e, talvez por isso, muito brasileiro nunca tenha ouvido falar.

Se esse é o seu caso, não deixe escapar a oportunidade de fazer aí na sua casa esse quitute de massa leve e fofinha, polvilhada de queijo parmesão, capaz de transformar qualquer café da manhã ou lanche da tarde em uma verdadeira festa.

A receita é da confeiteira Priscilla Diniz – o pãozinho delícia fez tanto sucesso na doceria de sua família que motivou até a criação de uma fábrica e uma marca própria dedicada a ele, a Pani Pani.

E falando em Pãozinho Delicia, Sábado, dia 19/09 à tarde, a mestra Sonia Mattos, estará no GulaGastrô Gastronomia, com o curso do delicioso e mais baiano dos pães: Pãozinho Delícia!

Informações: 9333-0550

Pãozinho delícia

Ingredientes:
Para a massa:
1 quilo de farinha de trigo sem fermento
1 embalagem de fermento seco (11 gramas)
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de leite morno
3 ovos
 1 colher (sopa) de sal
 1/2 xícara (chá) de óleo
 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Para o recheio:
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de sal

Para a cobertura:
Manteiga o quanto baste para pincelar
100 gramas de queijo parmesão ralado

+ 20 coisas para entender o que é ser baiano
+ Os melhores bares, restaurantes e estabelecimentos de comidinhas de Salvador

PREPARO:
Comece pela massa: em uma tigela, coloque a metade da farinha de trigo, o açúcar, o fermento e mexa. Coloque o leite e mexa mais uma vez. Acrescente o óleo, o sal e os ovos. Depois, comece a sovar, acrescentando aos poucos o restante da farinha de trigo, até obter uma massa lisa e elástica. Sove bastante, por aproximadamente 20 minutos, e coloque a massa para descansar por 30 minutos.

Unte as mãos com margarina e modele cada pãozinho no tamanho que desejar. Coloque-os em um tabuleiro untado com manteiga ou margarina e farinha de trigo. Cubra os pãezinhos e deixe-os descansar por 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 200°C e leve para assar por cerca de 10 minutos. O ideal é que ele esteja fofinho e solte da assadeira. Atenção: Não se deve deixar o pãozinho corar, pois é para ele ficar branquinho mesmo!

Recheio: enquanto os pãezinhos assam, leve ao fogo os ingredientes e mexa até o queijo dissolver e obter um creme suave. Reserve.

Quando os pãezinhos estiverem prontos, abra um por um e coloque um pouco do recheio (você pode cortar ao meio e passar o creme ou fazer um furo e colocar o recheio usando um bico de confeiteiro). Pincele manteiga por cima e polvilhe com bastante queijo ralado.


Feito? Agora é só se controlar para não comer todos, porque é uma maravilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário