segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Vinagres-Maravilhosos Azedinhos. Conheça todos os tipos disponíveis no mercado e porque usa-los.

O vinagre tem uma característica regular em nossa cozinha, mas há tantas variedades que muitas vezes dúvida, podemos conhecer o que nos convém melhor para cada curso. 
Vinagres de vinho, maçã, arroz, balsâmico, framboesa prateleiras dos supermercados cheias. Com tanta variedade,? que vinagre é melhor para cozinhar ?
A primeira coisa a dizer é que é uma questão complexa que não tem uma resposta única , uma vez que de acordo com o prato que você está preparando na cozinhar, é melhor você usar uma ou outra variedade de vinagre. Então, eu queria preparar este artigo, detalhando para cada classe de vinagre diferentes usos que podemos dar e pratos em que é mais fácil de usar.

Vinagres de vinho
Vinho branco ou vinho tinto, vinagres de vinho são ideais para vestir saladas simples para marinadas ou pratos que intervém vinagre adicionando um toque de acidez, por exemplo, adicionar uma pitada na fase final de lentilhas
cozinhar. Estes vinagres são geralmente muito baratos e por vezes mesmo podem passar algo azia, são os mais comumente usados em todos os lares.
Um uso muito interessante para este tipo de vinagre é dado a eles para fazer ovos escalfados . Para fazer isso, adicione um bom toque de vinagre para a panela com água fervente e chegou a quebrar o ovo de gema de ovo escalfado estar mais recolhido.

Vinagre de xerez é o vinagre perfeito
É ideal quando você quer dar um papel ao sabor, como a preparação de um gaspacho. O equilíbrio entre frutas e sabores ácidos e mais torrado do que o vinagre comum clássico, tornam muito interessante para vestir saladas ou
jogadores estratificadas.
De acordo com seu envelhecimento , podemos distinguir entre o vinagre de xerez comum, vinagre de xerez e vinagre de xerez reserva Gran Reserva, com 6 meses, 2 anos e 10 anos de idade, respectivamente. Há também variedades de vinagre de xerez meio amargo ou doce, como para ser usado para as misturas de xerez ou uva com uvas moscatel Pedro Ximénez de processamento.
Excelente para uso em sobremesas com morangos, também é ideal para vestir carpaccio, cogumelo saladas, marinadas de peixes e é excepcional para a preparação de molhos, em combinação com mel , para servir com assados, cozidos e outros pratos de carne.

Vinagre de arroz ou vinho de arroz também é um vinagre bastante leve tantas vezes usada para saladas de frutas e outras saladas que não querem ser afetados pelo poder de outro tipo de vinagre para cobrir os sabores dos ingredientes.
Ele também é usado para o preparo de arroz para fazer sushi, misturada com açúcar e sal em Irlo jogando arroz glutinoso após o cozimento, enquanto abanando para esfriar 

O vinagre balsâmico ou vinagre balsâmico de Modena, caracteriza-se por um sabor doce e uma cor muito escura. Geralmente ocorre em ambos os formatos de garrafas de líquido, o vinagre-como qualquer outro ou em outros formatos mais concentrada como reduções ou cremes.

Um fato curioso é que o balsâmico de Modena é feito com vinho mosto e do vinho como outros vinagres. Na sua elaboração é necessária macerações vinho do mosto durante longos períodos de tempo, tendo vinagres de Modena por envelhecimento prolongado.
É bom usar para curativos especiais para seu sabor intenso, misturar com emulsão de óleo de oliva e ensopados de carne poderosas como a caça, pato ou cordeiro. saladas Em um deve ter cuidado com as quantidades, porque a sua excesso de cobertura nota muito outros sabores. Também pode ser usado para fazer sorvete, misturando uma pitada deste vinagre com um creme antes de colocá-lo na máquina de sorvete.
Vinagre de Coco
Na verdade, começou a 2 mil anos atrás, quando os romanos utilizavam o vinagre muito por conta de seus efeitos medicinais.


Mas existe uma versão, crua e não filtrada, que tem garantido benefícios que cuidam de nossa beleza interior.

Combinando a popularidade do vinagre de maçã e do óleo de coco, o azeite feito com o fruto do coqueiro traz aminoácidos, vitaminas e minerais em quantidades superiores a quaisquer outras versões do fermentado.

Primordialmente produzido da Ásia, em particular nas Filipinas, a seiva usada para fazer vinagre de coco vem de coqueiros cultivados em solo vulcânico, rico em minerais.

Neste caso, tanto a água do coco quanto sua polpa contêm fósforo, potássio, ferro, magnésio, zinco, manganês e cobre.

Mas é o vinagre produzido com a carne branca do fruto o de melhor qualidade nutricional

Isso porque o vinagre desta origem é rico em vitamina B e C, fibra e os valiosos probióticos fruto-oligossacarídeos (FOS), que auxiliam a saúde digestiva.

Com sabor adocicado e característico, aficionados e chefs recomendam a versão para a criação de molhos que podem agregar personalidade para a sua salada.
O Kilombo Tenondé, vem desenvolvendo uma linha de Vinagres Naturais Maturados Artesanalmente, com um afinado paladar ácido, e sabor pouco fermentado. 

Coordenado pelo Mestre Cobra Mansa, o Kilombo Tenondé combina a arte de Capoeira Angola com a prática de permacultura
realizando uma série de atividades, eventos e oportunidades de trabalhos voluntários. 

Essas atividades envolvem a bioconstrução, agroflorestas, a agricultura orgânica (incluindo produção de: cacau, canela, cravo, urucum, dendê, guaraná, manica, jaca, legumes, dentre outros), criação de animais incentivando a comunidade local para o desenvolvimento de práticas ecológicas e auto-sustentáveis. 

O Kilombo está localizado em Bonfim, um pequeno vilarejo próximo da cidade de Valença/BA. A área tem floresta nativa, áreas de agricultura e áreas reflorestadas.

Temperos e Condimentos By Ferran Adrià
Na realidade esta serie é uma criação do grande Chef, com variaçoes entre vinagres temperados e azeites aromatizados.

Linha Ferran Adrià – A Borges e o gran chef Ferran Adrià têm parceria de longa data – primeiro, foi a criação da linha de Azeites Aromáticos, criados à semelhança das infusões artesanais servidas pelo chef catalão em seu lendário restaurante El Bulli – disponíveis, no Brasil, em oito versões (Alecrim Fresco, Azeitonas Pretas, Alho Frito, Manjericão Fresco, Casquinha de Limão, Quatro Pimentas, Malagueta e Cardomomo e Shoyo com Gengibre). Mais recentemente, a linha ganhou o único extra-virgem que tem a assinatura de Adrià no rótulo, El Coupage, um blend  de azeitonas suaves, com predominância das arbequinas.


Na antiga China, o jarro de vinagre era um símbolo da vida. Os egípcios, babilônios, indianos, gregos e persas conheciam a arte da fabricação do vinagre e sua versatilidade. 

Era o único meio de  conservar a carne, o peixe e os legumes. Somente assim, os alimentos perecíveis podiam ser transportados por longas distâncias. O vinagre era apreciado ainda por seu efeito refrescante. 

Este tipo de vinagre é usado às vezes para dar diferentes toques para saladas ou adicionar nuances certas sobremesas. Não mais variedades de vinagre branco, mas trazer sabores exóticos para curativos. Você vai encontrar vinagres curiosas como cidra, maracujá, vinagre de framboesa e vinagre até mirtilos e outros frutos vermelhos ou pretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário