A Inidignação é geral, polémica por todo lado (leia-se redes sociais e afins) o caso do pastel de bacalhau com Queijo da Serra vendido numa nova loja da Baixa de Lisboa.
É claro, com a voz o e protesto de uma das maiores personalidades da gastronomia portuguesa, o caso acaba por se propagar de forma mais rápida e com um efeito mais sonante e contrario.
Vai que preciso explicar a coisa, para nos brasileiros bolinho de bacalhau se chama Patanisca, e o tal e recheado com Queijo da Serra.
Maria de Lourdes Modesto, figura maior da gastronomia Portuguesa, escreveu um texto onde classifica a relação como uma ” verdadeira obscenidade”, que circula nas redes sociais gerando polémica.
Em defesa do Pastel de bacalhau e do queijo Serra da Estrela
“Levantei os olhos, e deparo com uma verdadeira obscenidade no ecrã do meu televisor: um pastel de bacalhau a esvair-se em queijo Serra da Estrela. Não pode vir mais a propósito a expressão: “com uma cajadada matar dois coelhos”. Duas das mais queridas e conseguidas especificidades da nossa gastronomia, numa pornográfica e ridícula figura! Julgo que vi, e foi-me confirmado, que a ideia seria do Turismo de Portugal. Chamar a atenção para o nosso recatado País com aquela obscena imagem, parece-me obra do diabo, quiçá, do Estado Islâmico.
O queijo Serra da Estrela já está habituado a estas diabruras, o que me leva a pensar que, pessoas com responsabilidades, nunca o conheceram na sua pujança: maduro e cortado à fatia; mas o inocente pastel de bacalhau, Senhores !Porquê?.
Não desconheço que as autoridades, por desespero da população, estão muito preocupadas com os toldos que abrigam a referida aberração, mas… e na Cultura, não há ninguém com papilas saudáveis, bom gosto e que saiba que o pastel de bacalhau é uma das joias mais perfeitas e mais queridas da nossa gastronomia popular? Não foi a nossa gastronomia elevada a Património Cultural?
Ninguém com poder toma conta “disto”?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário