segunda-feira, 27 de julho de 2015

DiCdOlOkO- Le Cochon de Gaza

Uma emocionante e divertida parodia sobre o conflito bélico de longa duração e difícil resolução entre israel e palestiniana é o pano de fundo para a narrativa de 'Le Cochon de Gaza', o primeiro filme realizado por Sylvain Estibal. 

Tendo como cenário a Palestina nas vésperas do chamado “plano de retirada unilateral de Israel”, 'Le Cochon de Gaza' acompanha a peculiar história de Jaafar (Sasson Gabai), um pescador palestino que inadvertidamente vê-se com um visitante inesperado no seu barco, um porco preto oriundo do Vietname que promete trazer-lhe muitas dores de cabeça.

O filme
Quando Jaffar, um pescador palestiniano, regressa da faina na sequência de uma tempestade o inesperado acontece… às redes do seu barco vai parar um porco, caído de um grande cargueiro. Jaffar tem que se livrar deste animal impuro e, de preferência, ganhar algo com isso, mas na cidade de Gaza cercada pelas tropas israelitas e governada por militantes islamitas, tal não parece nada fácil! Um Charlot a tentar livrar-se de um porco, numa aventura rocambolesca…
O realizador
Sylvain Estibal é correspondente da agência France Presse no Uruguai. E é desde Montevidéu que tem escrito nos últimos 15 anos vários livros de viagens, sobretudo sobre os desertos. Um deles, Le dernier vol de Lancaster, está na origem do filme Le Dernier vol, de Karim Dridi, apresentado na 12ª edição da Festa do Cinema Francês. Le Cochon de Gaza é a sua estreia na realização de longas-metragens e surpreende pelo enredo e pela prestação dos atores.

Nota de intenções do realizador
“É antes de mais um grito de raiva cômica. A vontade de mudar as coisas, de dar uma lufada de ar fresco, fazer os dois lados rirem-se, tanto o israelita como o palestiniano, mostrando o absurdo da situação abordando-a sob um ângulo humano e burlesco, sem agressividade mas sem poupar quem quer que seja. (…) O que no filme une as duas comunidades é a comum rejeição do porco.”

Sobre o filme
“O filme de Sylvain Estibal é uma fábula poética e burlesca que evita o empenhamento político enquanto denuncia uma situação absurda. É como uma mensagem de paz, uma garrafa atirada ao mar. Sasson Gabay é profundamente comovente e o seu porco – impecável a prestação do animal! – torna-se a ligação ideal entre as duas comunidades.”
Anthony Palou, Le Figaroscope

“Adivinharam: Le cochon de Gaza é um OVNI burlesco. Terão tanto prazer a descobrir esta farsa política como a contá-la e a partilhá-la com os vossos amigos. Neste porco tudo se aproveita.”

Guillaume Lorrain, Le Point

“Uma primeira longa-metragem não apenas original mas também muito pertinente, que encontra o equilíbrio certo entre a farsa e a fábula.”

Veja o vídeo no Sigulink: https://vimeo.com/46097385

Nenhum comentário:

Postar um comentário