Fruta encontrada nas regiões Norte e Nordeste do País.
Sua árvore tem uma copa alta com frutos de tom amarelado, lembrando uma pequena manga com casca dura.
Possui sabor pouco ácido se consumido ao natural; seu caroço é fibroso e cheio de filamentos. É utilizado na forma de sucos, sorvete e doces. É da mesma família do cajá, assemelhando-se a este no sabor.
Cajarana, era vendida na frente da minha escola, junto com o Jambo, uma fruta muito acida e fibrosa quando verde e que alem do sabor, servia para fazer guerra depois que chupávamos, confesso que levei muitos caroços na cabeça,me lembro também de como tinha muitos fiapos e como era engraçado, ver todos os colegas mordendo a fruta, fazendo cara feia e retirando as fibras dos dentes, rsss.
O interessante desta serie é constatar como as coisas vão modificando no nosso paladar, como as ao longo do tempo outras são incorporadas e abandonamos sem nós darmos conta, me recordo, que de frutas como Maça, embaladas em papel de ceda azul e com um perfume maravilhoso, as Pera que eu particularmente sempre amei, ou mesmo Uva, que me enjoava, eram, na minha infância frutas do domingo ou para levar para á algum doente, Salvador tinha uma oferta bem reduzida de frutas que não eram propriamente nossas, era uma festa quando algo novo chegava a nossa mesa, me lembro do meu primeiro Morango, comi de ferias no Rio de Janeiro, heheh, parece coisa de propaganda de Soutien.
Mas é verdade é estranho ao mesmo tempo, como as coisas que não conhecemos nós desperta uma emoção,um deslumbramento meio estéreo, a novidade! talvez seja isso, que ao caminhar vamos perdendo um pouco, a ilusão das descobertas, mas sempre teremos uma compensações, dos momentos lindos e desses sabores que sempre permanecerão no encantamento da infância!
O Nordeste brasileiro apresenta uma grande diversidade de espécies frutíferas nativas, entretanto, os diferentes tipos de ocupação do semi-árido brasileiro através da
agricultura, da pecuária e até mesmo da exploração do subsolo, têm ocasionado o desaparecimento de algumas espécies, antes mesmo de serem estudadas e de se conhecer o seu potencial.
O estudo e a conservação das espécies frutíferas no semi-árido devem ser encarados como uma prioridade, pois os distintos padrões de uso dos recursos naturais da caatinga vêm acarretando diversos prejuízos, afetando as populações mais vulneráveis social e economicamente.
A resistência à seca que as plantas arbustivas e arbóreas apresentam nas formações naturais do tipo caatinga, é em virtude de possuírem diferentes mecanismos de defesa, desenvolvidos ao longo do processo evolutivo.
Órgãos radiculares modificados, tais como as túberas ou xilopódios, estruturas responsáveis pelo armazenamento de água e de substâncias nutritivas são adaptações que permitem a sobrevivência de algumas espécies em região de semi-áridez.
Neste caso, podemos citar o gênero Spondias composto por quinze espécies, distribuídas principalmente na América tropical e Indo-Malásia.
No Brasil, das espécies conhecidas atualmente, ocorrem as seguintes: Spondias tuberosa Arruda. (umbuzeiro), Spondias mombin L (cajá), Spondias purpurea L. (cerigüela), Spondias cytherea Sonn (cajá-manga ou cajarana), Spondias sp (umbu-cajá ) (Pires, 1990).
As espécies frutíferas nativas e/ou adaptadas às condições de sequeiro, e/ou o uso de uma espécie como porta-enxerto de outra, inspiram confiança no desenvolvimento de uma fruticultura de sequeiro competitiva e diversificada de potencial econômico para agricultura familiar.
Na cajarana, encontramos nas pesquisas de flavonóides vários fenóis e polifenóis importantes no seu fruto, entre os principais temos a Narigenina, Narigina, Quercetina e outros, Quercetina A Quercetina é um flavonóide natural amplamente distribuído no Reino Vegetal.
É um antioxidante polifenólico natural presente nos vegetais, frutas e sucos.
- Nos alimentos a quercetina ocorre na forma de glicosídeo. Quimicamente a quercetina é uma aglucona da rutina e de outros glicosídeos. A quercetina é um poderoso antioxidante e anti-radicais livres.
- Tem atividade cardiovascular, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio. Características:Apresenta-se sob a forma de um pó de coloração amarelo-ouro.
-PRINCIPAIS FUNÇÕES:
-A Quercetina têm várias propriedades farmacológicas, entre elas:
- Tem atividade cardiovascular, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio. Características:Apresenta-se sob a forma de um pó de coloração amarelo-ouro.
-Enfim, há inúmeras aplicações na medicina principalmente nos tratamentos de problemas circulatórios e capilares, incluindo inflamações de qualquer tipo. OBS: se você tomar meia xícara de suco de cajarana por semana, você estará evitando quase 100% de risco de um enfarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário