segunda-feira, 13 de julho de 2015

EMPREENDEDORISMO JUVENIL RURAL: ESTÍMULO À PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO

A agricultura familiar está inserida num contexto histórico de luta e resistência da classe trabalhadora em permanecer no meio rural, trabalhando e gerando sustentabilidade a suas famílias. Devido a diversos fatores limitantes, estando aí

incluído o acesso restrito a políticas públicas adequadas e, consequentemente, a falta de consultoria e assistência técnica, em contraste com um mercado cada vez mais exigente, os agricultores e agricultoras familiares têm passado dificuldades diversas para garantir sua sobrevivência e permanência nas suas propriedades. Esses fatores têm levado muitos, em especial os jovens, a desacreditarem nas possibilidades de se manterem por meio de atividades agrícolas.
Por tanto estimular o empreendedorismo da juventude rural, visando sua inserção no protagonismo das mudanças que ocorrem nas comunidades, torna-se, a cada dia, mais relevante para o desenvolvimento rural sustentável. 

O restrito acesso às políticas públicas adequadas tem deixado muitos agricultores/as familiares, em especial os/as jovens, desacreditados/as da viabilidade de suas atividades. Este texto apresenta os resultados do projeto de extensão “Empreendedorismo rural: consolidação da Empresa Júnior de Agronomia da UESB”, desenvolvido com jovens da agricultura familiar – estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, do município de Caraíbas-BA. Foram realizadas oficinas de empreendedorismo rural e de plano de negócio agrícola, cursos de avicultura caipira e de horticultura em canteiros econômicos, fundamentados na realidade local. Oitenta e cinco jovens foram beneficiados e receberam kits com o material básico para iniciarem a implantação da avicultura caipira ou o cultivo de hortaliças em canteiros econômicos. A partir do conhecimento adquirido e dos kits que receberam, os jovens iniciaram uma atividade empreendedora própria, esperando-se, portanto, que possam desenvolver maior vínculo com o meio rural e perfazer uma renda que permita sua permanência no campo.

Conheça o trabalho dos Pesquisadores Ednaldo da Silva Dantas,  Valdemiro Conceição Júnior,  Ivana Paula Ferraz Santos de Brito,  Alana Iara da Silva Chaves no Sigulink:
EMPREENDEDORISMO JUVENIL RURAL: ESTÍMULO À PERMANÊNCIA DOS JOVENS NO CAMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário