terça-feira, 21 de julho de 2015

Ilhéus, Sul da Bahia, recebe o III Seminário Florestas de Chocolate, promovido pelo Instituto Cabruca.

O Seminário que acontece pelo terceiro ano seguido, terá uma temática toda dedicado ao chocolate de origem regional, com a presença de pesquisadores, produtores, empresários e autoridades ligadas ao tema.

O cacau, responsável pela formação, progresso, crises e reestruturação da região cacaueira da Bahia, possui uma ecologia vegetal exigente: gosta de umidade, tanto do ar quanto do solo; de intimidade com a floresta, indispensável para a criação de ambiente sombreado, necessário para a vida saudável das roças e uma boa produção; de temperaturas médias anuais entre 25ºC e 27ºC, não suportando temperaturas inferiores a 15ºC; umidade relativa do ar, em média, a maior de 88% em junho e a menor, 85%, em janeiro, para o perfeito crescimento dos frutos.
A boa ou má safra depende, em grande parte, dessas condições ideais, e é por isso que, com ansiedade, “o homem da zona do cacau espera que do céu caiam as primeiras chuvas de verão.

Pensando nisso o Instituto Cabruca Ilhéus promove no dia 31/07 (sexta-feira) o IIIº Seminário Floresta de Chocolate no Centro de Convenções, com apoio do Instituto Arapyaú e SEBRAE, com a presença de interessados na valorização e engrandecimento da industria do Cacau e Chocolate.
O Seminário que acontece pelo terceiro ano seguido, terá uma temática toda dedicada ao chocolate de origem regional, com a presença de pesquisadores, produtores, empresários e autoridades ligadas ao tema.

Destaca-se na programação a apresentação de estudos científicos sobre a qualidade do cacau para chocolates gourmet, feita por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Outra atividade importante será a realização da Oficina de Tecnologia e Inovação, a qual reunirá universidades, centros de educação federal – Ifs, instituições de pesquisa e ONGs, para debater soluções para os grandes entraves que possam impedir a consolidação da cadeia de produção do chocolate de origem regional.

O IIIº Seminário Floresta de Chocolate faz parte dos eventos da Iª Jornada: Oportunidades na Floresta, uma serie de eventos que acontecerão em Ilhéus entre os dias 29.07.2015 a 01.08.2015, no Centro de Convenções, a entrada é gratuita. A Inscrição para participar, pode ser feita no SEBRAE em Ilhéus, no horário comercial.


O instituto divulgou, a programação final do IIIº Seminário Floresta de Chocolate, que ocorrerá no próximo dia 31.07 no Centro de Convenções em Ilhéus, com apoio do Instituto Arapyau e Sebrae.    
O Seminário que acontece pelo terceiro ano seguido, terá uma temática toda dedicado ao chocolate de origem regional, com a presença de pesquisadores, produtores, empresários e autoridades ligadas ao tema.    Destaca-se na programação a apresentação de estudos científicos sobre a qualidade do cacau para chocolates gourmet, feita por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual do Sudoeste.    Outra atividade importante será a realização de uma Oficina de Tecnologia é Inovação reunindo universidades, centros de educação federal – Ifs, instituições de pesquisa e ONGs, para debater soluções para os grandes entraves que possam impedir a consolidação da cadeia de produção do chocolate de origem regional.   

A programação continua com a apresentação de trabalhos que vem sendo realizados  por diversas instituições com foco na consolidação da chocolataria gourmet de origem regional, entre alas a criação do curso de Pós-graduação em Chocolataria Gourmet pela Faculdade de Ilhéus em parceria com o Instituto Cabruca, este é o segundo curso do Brasil nesta modalidade.    
A pesquisadora Ariane Janner, é a convidada para apresentar o estudo de mercado realizado pela Bromélia Consult do Rio, com o tema: “O Mercado está para Chocolate do Bem?” abordando as perspectivas do chocolate de origem regional no mercado nacional é internacional.    
O seminário encerra com uma mesa redonda reunindo três, das maiores referencias do tema cacau / chocolate do Brasil, o presidente do Instituto Cabruca Durval Libânio, apontado pela revista Época, como uma das cem figuras mais influentes do país, por sua luta em defesa do cacau regional, recebe os convidados, Diego Badaró,  Chocolatier da AMMA Chocolate, considerado a maior referencia em chocolates gourmet do país, e a CEO, da Agrícola Condurú, Patrícia Moles, executiva de renome na indústria de chocolate internacional, o tema será: Caminhos e Perspectivas Futuras do Cacau e Chocolate de Origem Sul Bahia no Mercado Mundial. 
      
Para Gerson Marques, diretor-executivo do Instituto Cabruca, este seminário constitui-se em uma grande oportunidade para os envolvidos e os que querem se envolver no mundo do chocolate gourmet de origem regional. 
“Um seminário como este, oferece uma enorme oferta de informações estratégicas, gratuitamente, para os que querem assimilar conhecimento e organizar estratégias, com vistas a investimentos e possibilidades que se abrem cada vez mais, neste ramo”. Disse Gerson.   
Já, para Claudiana Figueiredo, diretora regional do SEBRAE, o Seminário Floresta de Chocolate mostrará que estamos trilhando os caminhos certos para a consolidação de uma cadeia de produção, que, não só envolve o cacau e chocolate, mas também o turismo e a economia criativa. “Nos do SEBRAE estamos muito animados com o alto nível e a qualidade deste evento”.    

Para Ricardo Gomes, executivo do Instituto Arapyaú, o Floresta de Chocolate, será um encontro do que se faz de mais moderno na vanguarda da chocolataria de alto nível do Brasil. “Acreditamos que a consolidação da chocolataria regional, trará resultados positivos nas áreas social, econômica e ambiental do Sul da Bahia”.    
O IIIº Seminário Floresta de Chocolate faz parte dos eventos da Iª Jornada: Oportunidades na Floresta, uma serie de eventos que acontecerão em Ilhéus entre os dias 29.07 a 01.08, no Centro de Convenções, a entrada é gratuita.    Veja a programação completa AQUI  

Nenhum comentário:

Postar um comentário