terça-feira, 14 de julho de 2015

Prefeitura de Porto Real, Rio de Janeiro, tem Horta Municipal e reforça merenda escolar com alimentação saudável

Mais de duas mil mudas de leguminosas e folhagens foram plantadas na Horta Municipal
PORTO REAL

A Prefeitura vem reforçando a merenda escolar das escolas e creches do município oferecendo uma alimentação saudável aos estudantes. Um total de 2.100 mudas foi plantado somente este ano na Horta Municipal. 

As escolas Sebastião Barbosa de Almeida e Marina GracianiFontanezzi, localizadas em Bulhões receberam parte do que é destinado semanalmente às unidades educacionais. Três vezes por semana são entregues 240 pés de alface, 40 molhos de couve e cerca de 100 quilos de mandioca, como complemento da merenda escolar. Uma média de 500 quilos de mandioca deve ser colhida nos próximos meses. Já o plantio e colheita de verduras como alface e couve são rotativos. Árvores de acerola, ameixa, abil, banana e goiaba são fixas. Em média ocorre o plantio e colheita de pés de alface e almeirão a cada 15 dias. Foram plantados ainda 1.200 pés de couve, 100 de cebola, 20 de abóbora e 20 de jiló; 800 cabeças de alface e 400 de mostarda. “Tivemos 100% de aproveitamento das mudas. O clima ajudou consideravelmente. Conseguimos auxiliar bastante na merenda das escolas. É gratificante ver o resultado de nosso trabalho beneficiar os alunos da rede pública. Faremos sempre o que for necessário para termos ainda melhores resultados”, comentou o diretor de Serviços Urbanos, Sebastião Camilo de Oliveira.

O vice-prefeito e secretário de Educação José Roberto  Pereira (PSD) reforçou a importância da Horta Municipal na alimentação dos alunos. “Temos uma empresa responsável pelo fornecimento da merenda escolar. O cardápio é feito por nutricionistas. Essa inserção de outros gêneros alimentícios contribui, sem sombra de dúvida, na melhoria da qualidade da alimentação”, disse José Roberto esclarecendo que não haverá modificações nas escolas municipais de Bulhões. “Aproveito esse momento para dar um depoimento tranquilizando a todos os pais e aos nossos alunos. Não existe previsão de encerramento de atividades de nenhuma unidade escolar do bairro. Nenhum aluno de Bulhões vai deixar de estudar no local, indo para outras escolas da zona sul ou zona norte da cidade. Muito pelo contrário, quando fizemos a separação definimos três polos distintos: Bulhões, Zona Sul e Zona Norte. Peço que os alunos de Bulhões fiquem tranquilos, pois terão assistência do município no próprio bairro”, esclareceu.

Para a prefeita Maria Aparecida da Rocha Silva, a Cida, o reforço na alimentação dos estudantes contribui para o desenvolvimento escolar. “Tenho muito a agradecer à equipe da Horta Municipal. Mesmo diante de todas as dificuldades que poderiam atrapalhar no plantio, pude conferir o memorável resultado do trabalho realizado. Esse complemento é de grande importância no que se refere à alimentação saudável, principalmente das escolas municipais. Um aluno com uma alimentação bem balanceada se torna mais dedicado, o que, com certeza, vai influenciar diretamente no futuro de Porto Real”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário