Expressão que mistura decepção e impaciência, sempre que alguma coisa da errado: "mas será o Benedito?" Como muita coisa na língua portuguesa, a origem dessa expressão tem inúmeras versões, todas de difícil comprovação em registros formais.
Por tanto fico com esta, a travessura do Santo que sumia com mantimentos para levar aos menos favorecidos.São Benedito é o santo protetor dos cozinheiros, dos restaurantes e das
donas de casa.
Ele foi cozinheiro e encarregado de cozinha no Convento de Santa Maria de Jesus, na Itália. Também conhecido como “Santo Mouro”, São Benedito é conhecido como protetor de negro e é também um grande defensor e libertador de todos aqueles que querem ver os seus valores pessoais reconhecidos e com dignidade e oportunidades. Sempre preocupado com os mais pobres, aqueles que não tinham nem o alimento diário, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades.
Nascido em 31 de março em Messina, no sul da Itália, desde os 10 anos manifestou uma pronunciada tendência para a penitência e para a solidão. Guardando rebanhos nos montes circunvizinhos à sua cidade natal, entregava-se frequentemente à oração, de forma que os companheiros o chamavam de “o santo mouro” (Mouro, moro em italiano, designava não apenas os africanos do norte, mas também a pessoa de pele escura). As humilhações e gozações dos companheiros por causa da piedade só fizeram aumentá-la. Aos 18 anos, com o fruto de seu trabalho, provia a si mesmo e aos pobres.
São benedito é muito especial para o povo brasileiro. dia 05 de outubro comemora-se o dia de São Benedito, um dos santos mais queridos e cuja devoção é muito popular no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário