quinta-feira, 23 de julho de 2015

Sucesso de público nas atividades de lançamento do II Festival Binacional de Enogastronomi

Concorrido o almoço de lançamento do II Festival Binacional de Enogastronomia, com mesas montadas sobre a linha imaginária que une Brasil e Uruguai no Parque Internacional, integrando moradores de Santana do Livramento e Rivera.


Em sua segunda edição, o Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa é uma ação que busca valorizar a produção alimentar e a preservação de saberes e fazeres culinários da região onde se localizam as cidades de Santana do Livramento (Rio Grande do Sul/Brasil) e Rivera (Rivera/Uruguai). 
O Festival busca valorizar a produção primária da fronteira, em especial das cidades de Santana do Livramento e Rivera, através de ações que potencializam o turismo, a
Disco Xepa na noite de sábado (18). 
vitivinicultura, a orizicultura e a gastronomia local. 

Ações de convivência, cooperação e intercâmbio estão inseridas na programação com o objetivo de fortalecer a integração entre os dois países. A vizinhança entre as duas cidades - chamada formalmente de conurbação binacional - será sede do evento. A divisa entre os países, onde se localiza o Parque Internacional, receberá uma estrutura montada especialmente para o evento. As ações previstas para este ano são: circuito de pratos e vinhos do Pampa, visita a vinícolas, fórum de palestras e aulas-show, comida de rua, exposição e comercialização de produtos regionais, exposição e degustação de vinhos do Pampa, cursos de capacitação e diálogos paralelos.

Na abertura do evento com a presença do Carlo Petrini, o cardápio servido foi sopa no pão, parrilla com diversos tipos de carne, guarnições de salada e riveli de sobremesa. 
O almoço foi o primeiro evento oficial do convívio Slow Food Binacional. Mais de 500 pessoas presenciaram este momento único de integração. Discursaram autoridades das duas cidades, Santana do Livramento e Rivera, a coordenadora do Festival, Jussara Dutra e um dos integrantes do convívio Slow Food Binacional, Fabrizzio Conti. 

O convidado de honra, Carlo Petrini, presidente da organização Slow Food, ressaltou a importância da fraternidade - destacada no evento. 
Carlo Petrini em seu depoimento durante a reunião do Slow Food 
"A fraternidade, irmã pobre dos 3 valores da revolução francesa, é na verdade aquele que sustenta os outros dois. Não há liberdade nem igualdade sem a fraternidade. 
E este almoço é um grande exemplo de fraternidade entre dois povos. Quisera palestinos e israelenses, irlandeses e britânicos, alcançassem essa fraternidade em um futuro próximo", afirmou o sociólogo. 
Palestra de Carlo Petrini Durante a tarde, no Rivera Cassino Resort, em Rivera, Carlo Petrini, sociólogo italiano ministrou palestra com o tema “A Gastronomia e a Defesa do Bioma Pampa”. 
A memória e o afeto relacionados a alimentação e também seu impacto na cultura dos povos, na história, na economia e nos meios de produção também foram comentados pelo presidente do movimento Slow Food. 
A palestra de Petrini foi antecedida pelos depoimentos de brasileiros e uruguaios de diversos convívios Slow Food. Disco Xepa lota Estação Cultura No início da noite a Disco Xepa Binacional recebeu centenas de visitantes, na Estação Cultura (Antiga Estação Férrea de Livramento). 
A Disco Xepa é uma festa que ocorre no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos. 
Visitantes de outros países, brasileiros, uruguaios e doble chapas experimentaram os pratos - sopa, carreteiro e sobremesa - que foram servidos gratuitaermente. 
Chefs de cozinha de vários grupos Slow Food foram responsáveis pela criação dos pratos do evento que foram preparados com ingredientes buscados na Xepa de feiras e supermercados. 

SERVIÇO:
 II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa Quando: De 30 de julho a 22 de agosto de 2015 
Onde: Santana do Livramento (RS/Brasil) e Rivera (Rivera/Uruguay) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário