sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Arroz Caldoso-Uma delicia pouco conhecida de nós brasileiros, mas que guarda os mais deliciosos atrativos

A Cozinha Espanhola, tem por característica a valorização dos produtos locais, uma cultura que soube tirar proveito da grande qualidade, quantidade e diversidade dos seus elementos gastronômicos, mariscos, carnes, embutidos, enfim, uma Ode a biodiversidade.
O Caldero, recipiente onde é preparado o Arroz Caldoso

Muitos o conhecem como "Caldoso", literalmente significa "arroz úmido" e consiste em um caldo (caldo) acrescido de arroz com diversos aromas e ingredientes extras. 
A receita é bastante variada, dependendo em que região da Península Ibérica é preparado. 
As variações desta gama prato de uma receita bastante semelhante ao italiano risoto, para uma sopa de arroz, para um prato que poderia ser confundido com paella.

Caldero de Cerâmica.
O Caldoso sempre contém caldo de qualquer tipo de carne, alguns alho e / ou cebola e arroz de grão curto. Muitas receitas pedem cebolas caramelizadas e em algumas receitas uma pequena quantidade de lentilhas são lançados para ajudar a engrossar o caldoso e adicionar sabor.

Caldoso com frutos do mar 
Caldoso com carne servida em uma panela funda.
Esta versão exige a adição de fumado páprica (pimenton) e sua escolha de frutos do mar (geralmente mexilhões, camarão ou amêijoas) e água extra, que a deixa em um estado semi-líquido. Quando servido, a comida do mar é apresentado na parte superior do arroz.

Rias Baixas
As Rias Baixas formam a parte sul da área costeira da Galiza. Com temperatura baixa, os mariscos desta região, gozam de uma qualidade excepcional, Ocupam a costa oeste da província da Corunha e toda a costa da província de Pontevedra, desde o Cabo Fisterra até a fronteira portuguesa. É formada, de norte a sul, pelas seguintes rias:
Ria de Corcubión Ria de Muros e Noia, Ria de Arousa Ria de Pontevedra Ria de Vigo                                   
Os Espanhóis gostam de comer e comer bem. Almoços e jantares de lazer tardios não são o monopólio dos ricos. 
Eles fazem parte da cultura Espanhola. Cada região tem sua própria cozinha. Madrid é famosa por suas tripas e seu cocido, um prato rico de carne cozida. Valencia e Murcia são a terra da paella, o prato de arroz com açafrão, frutos do mar e frango.

Outra região de grande importância e produtora de mariscos de excelente qualidade é Andaluzia, o porto de Cadiz, é está localizada no sudoeste da Espanha, na região da Andaluzia. Como grande cidade portuária, é a porta de entrada para outras cidades do interior do país.

Cidade de Cádiz
Em Cádiz as ruas irregulares da parte velha da cidade (o Casco Antiguo) contrastam com as largas e elegantes avenidas dos novos distritos. Uma característica singular desta cidade são as árvores gigantes, que dizem terem sido trazidas por Cristóvão Colombo.

Listei algumas curiosidades a cerca da cultura Gastronômica Espanhola.
Sabia que a Espanha é o maior produtor mundial de azeite de oliva?

A Espanha é  certamente o maior produtor mundial de azeite de oliva com safras anuais que superam o milhão de toneladas. Isso representa perto de 60% do azeite produzido na União Européia. No sul da Espanha, a região de Andaluzia é a maior região de cultivo de oliveiras no mundo.
Quais são  os países que mais importam azeite de oliva espanhol?
A Espanha é  o maior exportador mundial de azeite de oliva, sendo os seus principais clientes importadores outros países produtores, como a Itália e Portugal e países consumidores como os EUA, Austrália ou Brasil.

Espanha: maior exportador mundial de azeite de oliva.
A Espanha é  o maior exportador mundial de azeite de oliva e as suas marcas estão presentes em todos os continentes, tanto nas lojas, como nas casas ou nas criações dos mais renomados chefs.
Você  sabia que a Espanha tem mais de 260 variedades de azeitona?
Isso faz com que a Espanha possa produzir excelentes azeites monovarietais de picual, hojiblanca, cornicabra e arbequina, entre outras ou fazer blends que combinem as propriedades de cada variedade.
Qual a diferença entre azeite de oliva e azeite de oliva extra virgem?
O azeite de oliva é o suco natural da azeitona. Quando ele tem excelentes propriedades de qualidade e uma acidez inferior a 0,8º é denominado azeite de oliva extra virgem. Quando a sua qualidade não atinge os parâmetros do extra virgem ele é submetido a um processo de refino e misturado posteriormente com extra virgem. Este blend é o que comumente denominamos azeite de oliva.
A cor define a qualidade do azeite de oliva?
Não. A cor não interfere na qualidade do azeite de oliva. As degustações profissionais são feitas num copo azul escuro que não permite ver a cor do azeite porque este é irrelevante em relação à sua qualidade.
Você  sabia que é possível fazer doces com azeite de oliva espanhol?
O azeite de oliva espanhol pode substituir qualquer outra gordura vegetal na elaboração de doces, tornando-os mais saudáveis.
É melhor fritar com azeite de oliva?
Sim. Além de ser uma gordura vegetal mais saudável, ele agüenta maiores temperaturas sem se oxidar e cria uma película envolvente no alimento que impede que este se encharque de gordura. Do ponto de vista do sabor, experimente um simples ovo frito no azeite de oliva espanhol e desfrute a diferença.
Sabe como é feito o azeite de oliva espanhol?
O azeite de oliva espanhol é feito a partir do fruto da oliveira, a azeitona. É, portanto, um produto 100% natural. As azeitonas são recolhidas no último trimestre do ano e prensadas em menos de 24 horas. O suco destas azeitonas, extraído por procedimentos mecânicos, é o azeite que chega à sua mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário