segunda-feira, 31 de agosto de 2015

IX Seminário do Museu da Gastronomia Baiana. "Bahia de Todos os Feijões" , " O Feijão na mesa contemporânea" 1 parte

Um dois Feijão com Arroz, três quatro, Feijão no Prato ou A importância do Arroz e Feijão no Prato Brasileiro.
FEIJÃO COM ARROZ: A COMBINAÇÃO PERFEITA
Juntos, eles formam uma proteína que faz toda a diferença para a sua saúde. A dupla também ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue e é aliada da saúde bucal.
Tendo como mestre de cerimonia, anfitrião e curador o antropólogo Raul Lody, deu-se inicio ao trabalhos do seminário na ultima terça dia 25 de Agosto, no Teatro do Senac Pelourinho, as 14:30, com  220 inscritos o IX SEMINÁRIO "FEIJÃO" no MGBA.
A primeira palestra foi proferida pela professora Priscila Zarzuc,  trouxe o tema"Feijões, histórias e agricultura no Brasil." Contando um pouco sobre o trabalho que vem desenvolvendo na Embrapa, ressaltou a importância do

Feijão que conjugado com o Arroz, é um alimento perfeito que supre e completa cerca de 25%,  proteína de boa qualidade na nossa alimentação, enfatizou a presença da reposição da vitaminas do complexo B Antioxidantes, e das fibras solúveis.Alem disso vários estudos estão sendo desenvolvidos pela Embrapa, na melhoria de variados tipos de feijões.
Ressaltou campanhas que vem sendo feitas para um maior consumo na cultura americana. A Embrapa dispõe de um banco de dados sobre sementes disponíveis no mercado, salientando a disponibilidade de acesso a toda a comunidade, alem de oferecer esclarecimentos e duvidas suprindo as carências de informações. A Priscila Zarzuc, finalizou sua explanação relembrando que 2016, será o ano dedicado as leguminosas.
A segunda palestra ficou a cargo da Lilian Lessa, com tema "Do feijão de Leite ao Acarajé os aspectos nutricionais" veio acompanhada do seu pai, Sr. Antonio Andre Lino, talvez um dos momentos mais emocionantes do Seminário.

Ela iniciou fazendo uma panorâmica dos valores nutricionais dos tipos de feijões. Citou a importância dos feijões em todos os momentos de nossa vida, uma questão que ao seu ver diz respeito a força que as leguminosas tem em favor da nossa cultura.

A segunda mesa 2, brilhantemente conduzida pelo Chef Elmo Alves, como mediador,
"O feijão na cozinha de matriz africana", ele é Docente do SENAC-Bahia. Graduado em História pela UCSal
E teve como convidados a Alaíde do Feijão, que fez um relato emocionante de sua trajetória, herdada de sua mãe, com um tabuleiro de feijão, na praça Cayru.
A cozinheira é Proprietária do Restaurante Alaíde do Feijão, no CHS, mais precisamente no Pelourinho, onde prepara uma serie de iguarias com forte acento na cozinha popular da Bahia.
O outro convidado, Ricardo Aragão é Professor Mestre em Ciências Sociais. Fez um relato muito interessante sobre uma das grandes características da culinária de raiz afro descendente, o ato de compartilhar entre todos o alimento sagrado. Numa outra abordagem, sobre o tema do alimento de raiz africana, o Pedagogo e Mestre em Africanidades, Rychelmi Imbiriba, que é neto de santo de um dos mais importantes babalaôs da Bahia, o Sr. Procópio, revelou as duas hipóteses sobre a criação da Feijoada de Ogum.
Na primeira ele remete a expulsão de um filho de santo da roça, o que teria acarretado a queda da casa do Babalaô, que ficou incumbido de prepara uma comida e trazer de volta seu discípulo.
Continua..

Nenhum comentário:

Postar um comentário