quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Google: nova app vai contar calorias através de uma foto de comida

No epicentro do uso de fotografias sobre alimentos, o Google está a desenvolver uma nova ferramenta que poderá ser ainda mais criticada que o costume.
Trata-se da inteligência artificial Im2Calories, capaz de calcular o número de calorias de um prato através de uma simples foto. O sistema, que no momento está em desenvolvimento, promete uma alta precisão nos cálculos, dado que se alimenta das correções dos utilizadores para se afinar.

Kevin Murphy, investigador do Google, está desenvolvendo esta interessante aplicação de tecnologia na detecção de imagem, patenteada pela empresa.
O Im2Calories é um algoritmo de deep learning (aprendizagem autónoma) capaz de realizar um cálculo do valor energético de um prato. Para isto, o sistema detecta nos alimentos visíveis numa fotografia, que não necessita de ser de alta resolução, e estima o seu tamanho, tendo por base o tamanho do prato, assim como dos seus ingredientes.
Google-tecnología-foto-calorias
O algoritmo permite, por sua vez, a copilação dos dados dos utilizadores, de forma a que possam corrigir as leituras erradas e aumentar a sua precisão.
O Im2Calories apresenta-se como uma ferramenta eficaz para o controlo da dieta, bem como uma valiosa fonte de dados estatísticos sobre alimentação. No auge dos aparelhos portáteis, para quantificar o exercício físico que fazemos, e aplicações de saúde, que permitem uma reavaliação da nossa dieta, um sistema automático de cálculo das calorias com uma única foto é a última peça que falta neste puzzle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário