segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Hora da Merenda-Pão de Queijo Mineiro de Frigideira

O Pão de Queijo possui origem incerta, especula-se século XVIII, em paralelo a época da escravidão, nas fazendas mineiras era de costume servir aos senhores o pão com café. No entanto a farinha que chegava as fazendas da época não
era de boa qualidade, e assim para fazer seus pães as cozinheiras passaram a substituir a farinha por polvilho, criando os primeiros pães de queijo mineiro. Eram assados no fogão a lenha, preparados com os ingredientes produzidos nas próprias fazenda.

A Receita foi se espalhando por todo o país e se tornou popular a partir da década de 50, hoje, países como Estados Unidos, Portugal, Itália e Japão importam os deliciosos pães de queijo brasileiro.
Apesar de ser denominado como "pão", o pão-de-queijo consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo, de consistência macia e elástica, existindo pequenas variações.

Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito - bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Mas o que dá a sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.

A gordura - banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina - funciona como um lubrificante molecular, contribuindo para a textura elástica da massa.
O ovo contribui com a cor e seu sabor.
O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponibilidade. Os mais utilizados são mussarela, parmesão, sendo os mais tradicionais o queijo minas curado e queijo minas padrão. O queijo dá o sabor típico do pão de queijo, daí seu nome.

Existe também o pão de queijo escaldado, técnica de preparo que exige utilizar água fervente, às vezes misturada com óleo vegetal no polvilho. O pão de queijo escaldado tem um sabor mais próximo do natural, já que no processo de escaldamento a massa fica pré cozida.

Pão de Queijo Mineiro de Frigideira

INGREDIENTES:
1 e 1/2 xícara de polvilho azedo
1 colher (sopa) leite em pó
50 g queijo ralado (meia cura ou parmesão)
1 colher (café) cheia de sal

1 colher (café)  de fermento em pó
1 ovo
100 ml de água em temperatura ambiente.

MODO DE PREPARO:
Misture os ingredientes secos: polvilho, leite em pó, queijo, sal e fermento. Bata o ovo com um garfo e misture a água. Adicione os líquidos aos seco e misture bem.

Aqueça uma frigideira antiaderente e com uma colher vá "pingando" a massa para fazer os discos ou coloque uma quantidade maior para fazer apenas um. Não é necessário untar. Mantenha em fogo baixo e vire quando o lado que estiver em contato com a frigideira dourar.

Rende bastante, umas 18 unidades (fiz 3 de cada vez na mesma frigideira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário