quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Do Grão à Granola

A granola é um composto de cinco cereais torrados - aveia, arroz, trigo, milho e centeio -, misturados com mel ou açúcar mascavo e frutas, como uvas passas, flocos de maçã e castanhas. Bom, essa é a receita atual, mas a granola nem sempre foi assim. 

Em mais de um século, a lista de ingredientes desse alimento matinal já mudou bastante. Tudo começou por volta de 1830, quando o americano William Sylvester Graham, defensor ferrenho do vegetarianismo, inventou a farinha integral, um preparado feito apenas de cereais moídos, sem nenhum aditivo. Três décadas depois, em 1863, o sanitarista James Jackson assou a tal farinha integral, criando um farelo que ele batizou de "granula". A história se complicou em 1870, quando um outro sanitarista, o americano John Harvey Kellogg, criou uma mistura de grãos de aveia, trigo e milho assados para servir a seus pacientes. Ele também chamou a gororoba de "granula". Mas Jackson tascou-lhe um processo e Kellogg teve de acochambrar o nome da invenção: nascia aí o nome "granola", patenteado ainda no século 19. O mais maluco é que a invenção não pegou na época e acabou meio esquecida. O próprio Kellogg desencanou de promovê-la porque ficou rico ao inventar uma pasta de milho - o Corn Flakes - logo depois. Mas nos anos 1960, a granola caiu nas graças do movimento hippie, que passou a exaltar suas qualidades nutricionais. Nas décadas seguintes, ela ganhou fama além do cardápio das "sociedades alternativas" e invadiu as mesas do mundo. No quadro abaixo, a gente conta um pouco mais sobre as características nutricionais desse rango natureba.

Leia Também: Empresaria baiana Tia Sonia, vai investir em nova fabrica de granola.

Eu sei que adoro granola e faço a minha em casa, hoje não lembro mais os valores para poder mostrar como compensa fazer em casa, não sei quanto custa uma caixa nos supermercados, porque realmente nem procuro mais há anos.

Existem as mais variadas receitas, mas esta é a base:



2 xícaras de gérmen de trigo - 500 gr de aveia - 3/4 de copo de óleo( a escolher: girassol. canola,algodão ou milho, menos soja) - 1 xícara de açúcar mascavo ou rapadura ralada - 1 colher de chá de sal marinho e 2/3 de copo de água- essência de baunilha

Os complementos:

use uma xícara de cada do que quiser, as sugestões

(oleoginosas) castanha de caju,gergelim, linhaça,coco seco ralado,amendoim(já torrado) etc

(frutas secas) uva-passa, maça desidratada



Misture todos os secos numa tigela bem grande menos o açúcar, num copo misture o óleo, a água, o sal e açúcar, depois já derramando aos poucos em cima da mistura seca, mexa com uma colher de pau ou mesmo com as mãos, porque dá para sentir onde não está úmido. Espalhe a mistura numa assadeira, sem untar nem nada, leve ao forno e quando começar a exalar o cheiro bom, revolva a mistura delicadamente, fazendo as partes ainda úmidas ficarem em cima e irem desidratando com o calor do forno, quando estiveram douradinha retire do forno,deixe esfriar e guarde em pote seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário