quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dicas para você tirar boas fotos com o celular

‘Fotografar é um exercício de ver, não só de olhar’. E é isso o que vai diferenciar o bom e o mau fotógrafo, independente do equipamento que ele utilize”.

Esta é a regra de ouro,  Olhar apurado, basta seguir algumas dicas práticas para alcançar resultados cada vez melhores...



Preocupe-se bastante com a luz
Todo telefone celular tem um sensor muito pequeno. Isso significa que o aparelho não vai responder bem às condições de baixa luminosidade. O objeto a ser fotografado está com muita sombra? “Chegue o mais perto possível dele para 
eliminá-las e não tenha receio de se sentar, deitar, subir em algum lugar... Para tirar as sombras, é preciso ir além do nível do braço e chegar o mais perto possível do que será fotografado”

Faça uso da técnica do HDR
Para que a cena pareça o mais real possível, o recurso é ótimo. Ele consegue simular o alcance dinâmico dos olhos e
ressaltar os detalhes luminosos e sombreados de um mesmo ambiente. O segredo está na sequência de fotos tiradas com
diferentes graus de exposição. O resultado final é bastante nítido. E para que fique ainda mais perfeito, não deixe o celular escolher uma exposição automaticamente, coloque o foco na parte mais escura da cena.


Enquadramento é essencial
Para conseguir um bom registro, é preciso saber colocar os elementos na foto. Como? A regra dos terços ainda vale. Divida a imagem em nove quadrados iguais e procure colocar o ponto mais importante da sua foto em uma das quatro pontas do quadrado central. Mas encare isso apenas como um guia. Fique à vontade para desrespeitá-la quando achar necessário.

Centralizar um objeto continua sendo válido – e atraente - quando, por exemplo, se constrói um fundo interessante, cheio de cores, elementos arquitetônicos, com simetria.

Jamais use o zoom
Os celulares não têm zoom óptico, que oferece boas ampliações. “Só o Lumia tem”, revela o expert. “O zoom digital pode acabar com a sua fotografia. Então, não tenha receio de se aproximar o máximo que puder do objeto ou do sujeito.” Isso faz toda a diferença.

Oriente o olhar de quem vai ver a fotografia

Elimine todo e qualquer elemento distrativo da foto.

Baixe o Snapseed 

“Este é o principal app de edição de fotos que recomendo e uso. Ele é gratuito e está disponível para Android e IOS. Nenhuma das minhas fotos é publicada sem passar por ele. Ele te dá uma liberdade enorme de contraste, iluminação, HDR e filtros”.
Aliás, para se aproximar cada vez mais dos recursos utilizados por fotógrafos profissionais, o Instagram ganhou recentemente novas ferramentas de edição. Ajuste de brilho, contraste, aquecimento, saturação, destaques e sombras, e nitidez entraram para a lista de ferramentas disponíveis.

Siga as pessoas certas no Instagram

Ter boas referências é imprescindível para conseguir fazer uma boa foto.

Henrique Ferrera, Fotógrafo profissional especializado em fotografias para publicidade, ministra em salvador nos dias 21 e 22 de agosto o Workshop Fotografia de Gastronomia, a convite do Chef Alicio Charoth.

Para os interessados em aprender novas técnicas sobre como obter as melhores imagens de alimentos o fotógrafo Henrique Ferrera ministra nos dias 21 e 22 de agosto, o Workshop Fotografia de Gastronomia. Serão 16 horas de intensas atividades. O curso acontece na Galeria Oxum Casa de Arte, no Pelourinho.

+ informações: isalorena.ascom@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário