segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pequeno Dicionario da Cozinha Baiana

Verbete-M Mangalô

Originário da África o Mangalô ou Lablab purpureus(L) seu nome cientifico é uma leguminosa anual ou bianualherbácea, com inflorescência de rácemos axilares pedunculados, flores de cor branca, rosada ou violácea o termo “Mangalô” vem do Quicongo de uma planta, MA′NGOLO′NGOLO.  


O Mangalô, se adaptou com facilidade no nordeste brasileiro, mas é consumido em várias regiões do mundo. 

É uma espécie de trepadeira semelhante a ervilha-torta,mas de sabor bem diferente.Por apresentar um leve amargor,os grãos devem ser aferventados antes de serem cozidos em definitivo.

No Brasil é popularmente conhecido como feijão-farinha,fava-belém,orelha-de-padre ou mangalô-amargo,podendo ser consumido ainda na fava ou em grãos já maduros. Devidamente preparado são saborosos e aromáticos, incrementando saladas, sopas e ensopados. 
Se adaptam melhor em regiões quentes e úmidas, reproduzidos através de semeio.

Embora se adapte a diferentes condições ambientais,desenvolvem-se melhor em regiões quentes e úmidas, em solos bem drenados e férteis. Para retirar o grau de amargor é necessário aferventar os grãos antes de cozinhá-los em definitivo.
De fácil plantio e muito resistente a pragas, essa leguminosa contém lectinas, responsáveis pela formação dos anticorpos.

Mangalô do Recôncavo
Este prato é preparado com embutidos da região do Recôncavo, muitos relatos sobre a produção de Mangalô, nos quilombos da região, em Cruz das Almas e São Feliz. 

Chouriço do Recôncavo Baiano: 
Um embutido tipico desta região significativa do litoral baiano, tem um sabor muito peculiar,temperado com cominho e pó de pimentão e cúrcuma,conferi um sabor espacial as preparações alem de ser defumado.

Passo 01
Colocar o Mangalô com água para ferver,na Bahia chama-se Escaldar



Passo 02
Apos uma fervura ele começa a espumar

Passo 03
Refogar bem ate ficar transparente a cebola em fogo lento sem deixar queimar o alho...

Passo 04
Acrescentar o chouriça e as orelhas defumadas..






Passo 05
Depois de escorrer o Mangalô, volte ao refogado e misture
bastante, lembrando que este processo requer paciência de mesclar bem todos os ingredientes à fogo lento,acrescente uma cabeça de alho inteiro e vá acrescentando água ou caldo de legumes


Passo 06
Neste momento esta na hora de fazer um novo refogado para retificar o sabor, esta quase pronto e a fome já bateu....













Para a cultura Hindu, o "Avarekaalu" ou Feijão Jacinto em Bangalore é sinônimo de alegria e fartura. Na Índia cozinhar o Mangalô é um ritual familiar entre as mulheres. 
Nenhuma conversa pode começar sem ", Yenu adige?" (O que você tem feito para o almoço?). 

O avarekaai, é uma questão de grande orgulho e na época da safra. Entrar em qualquer mercado Mallwswaram e sera capaz de identificar pilhas de averekaai, sendo vendidos.


O averenkaai, se desenvolve melhor, em solos bem drenados e férteis. É empregada, com êxito, como adubação verde, para restauração de terras pobres; sendo, também, utilizada como forragem nos meses de inverno. Não tolera o fogo e o frio excessivo.

Receita do Saaru.

Cozinhe o Avarekaalu com 1/2 colher de chá de Jeera na panela até ficar suave. 

Drenar quase toda a água dos feijões cozinhados. 
Moer o coco, acrescentar o Rasam em pó, 1/2 colher de chá de sementes Jeera, as sementes de coentro, algumas folhas de curry e um 1/4 de copo do avarekaalu preparados com uma pasta fina. 

Adicione a pasta de feijão cozido e adicione água para torná-lo fino quanto necessário. 
Adicione o açafrão em pó, tamarindo e sal.
A partir dai se chama SAARU, ponha para ferver em fogo baixo. Tempere com as sementes de mostarda, as folhas de curry e asafetida em óleo quente, e adicioná-lo à SAARU.


Nomes comuns: Rongai dolichos, lab-lab bean (Austrália) poor man's bean, Tonga bean (Inglaterra), lubia (Sudan), batao (Philippines), Lablab (Brasil), frijol jacinto (Colômbia), quiquaqua, caroata chwata (Venezuela), poroto de Egipto (Argentina), dolique lab-lab, dolique d'Egypte (França), fiwi bean (Zambia), chicarros, frijol caballo (Puerto Rico), gallinita (México), frijol de adorno (El Salvador), wal (Índia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário