sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mulher Michoacana elabora tortillas bicolores em Encuentro de Cozinha

Juanita Bravo levou suas tortillas à Nairobi e Paris, onde UNESCO catalogou as cozinhas tradicionais do México como patrimônio cultural imaterial em 2010.
Juana e suas tortillas
Baixinha, morena, vestida com seu vestido tradicional Purepecha, seu cabelo preto e tensionado, presume Juana Lázaro Bravo que faz tortillas, que são bicolores, no Encontro Nacional de cozinha tradicional.

É uma mulher indígena, um dos oito cozinheiros mestres do estado de Michoacan, e já excursionou pela Europa, África, América e grande parte do país.
Coexiste com a facilidade com funcionários e líderes, ela está orgulhoso do que ela é e o que ele sabe fazer.
Aos 56 anos, Joana diz que as possibilidades são infinitas: "Minhas tortillas  bicolores  não são apenas a minha carta, mas meu passaporte e visto para qualquer lugar."

As tortillas de Juana são únicas, já que ela prepara com milho orgânico branco e azul; nixtamal tem o cozimento exato e cal; a massa é moído na pedra, e o mais importante, as tortillas são feitas à mão e cozidas na chapa de argila.
Eles são ideais para comer sozinho, mas se você usá-los para acompanhar o atápakua (um tipo de mole) e churipo (caldo com chili e carne), que são outras especialidades de Dona Juana, que já se tornou uma iguaria .
Ela estrelou o momento não só pela sua presença, mas por sua contribuição, porque ela prepara pratos que foram merecedores do México que fez este reconhecimento.

Está ciente da sua importância? "Bem .... sim, ela disse com grande sorriso, enquanto monitora os seus pratos preparados no Encontro Nacional de cozinha tradicional, que tem lugar em Morelia.
Veja o vídeo da técnica da Juana trabalhando as Tortillas Bicolores no Sigulink

Nenhum comentário:

Postar um comentário