terça-feira, 18 de agosto de 2015

Leitão à Mimoso, O suíno tem forte presença em Luis Eduardo Magalhaes, Oeste da Bahia.

A convite da Chef Rosa Gonçalves estaremos no Festival LEM

A ideia de fazer um leitão em homenagem à Mimoso do Oeste, é voltar os olhos, sobre a cultura culinária de Luis Eduardo Magalhães, criando  algo que seja uma  referencia deste local, alem de um atrativo gastronômico e turístico.



 O suíno tem uma presença forte em LEM,  oeste da Bahia, são marcas do Município, o Porco a Paraguaia, e o porco no rolete, porco recheado.  No festival teremos o "A Paraguaia" que será preparado por sr. João da Cas um morador especialista nessa preparação; o no rolete que será feito pelo CTG ; a costelinha com polenta que será feito por uma família do Sul; O porco recheado que será preparado por um grupo do interior de são paulo; Torresmos feitos por uma família de mineiros

Leitão à Mimoso com Fufuca de Feijão Verde e Lambão de Umbu.

Em primeiro lugar o Chef Alicio Charoth, buscou informações sobre os produtos locais e de produção orgânica produzidos em LEM,  para que esta receita fosse uma ferramenta de aproximação da cultura do lugar e de uma alternativa sustentável, e com alegria encontrou uma grande variedade de produtos aos quais o Chef, vem a muito pesquisando.


E a surpresa não para ai, segundo a produtora do evento a Chef Rosa Gonçalves,  minha apresentação no festival, seria na companhia das catadoras de Associação Caliandra que fica no assentamento rio de Ondas. 

"Farei junto às Catadoras da Associação Caliandra, que fica no assentamento Rio de Ondas, nosso Leitão à Mimoso, e as mulheres da agricultura familiar, numa clara troca de saberes o que torna muito mais gratificante a minha presença em LEM."
Chef Alicio Charoth.

Por tanto a intenção é muito mais profunda, porque tem no seu principio uma preocupação na valorização do ser humano, suas técnicas alem de um compromisso com o resgate da auto estima da nossa gente, criadora de tantas delicias.


Luís Eduardo Magalhães, é um município do Oeste da Bahia, com 15 anos de existência, que surgiu de Mimoso do Oeste, distrito que fazia parte do município de Barreiras. A cidade hoje tem cerca de 90 mil habitantes, sua economia baseia-se na produção agrícola, comércio e serviços. A   sua população é formada por famílias oriundas de várias partes do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Tocantins, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sertão da Bahia. 

O maior CTG – Centro de Tradições Gaúchas - do mundo é o de LEM. Temos em LEM, também, a presença de uma grande quantidade de nipo-brasileiros organizados na Anibralem. Em Luís Eduardo Magalhães é possível encontrar pessoas de vários países a exemplo de iranianos, peruanos, italianos e alemães.

Mesmo sendo um município onde tem destaque a grande produção agrícola, LEM tem uma boa presença de agricultores familiares, pequenas empresas familiares produzindo alimentos (queijos, doces, geléias, pães, cucas, biscoitos, defumados, embutidos, torresmos), pequenas e médias propriedades de criadores de ovinos, suínos e um número crescente de piscicultores.  Muitos desses produtos são comercializados nos mercados, açougues, feiras livres da cidade. Vale destacar que o Município é um dos poucos na Bahia a possuir o SIM – Selo de Inspeção Municipal, que certifica produtores e os torna aptos a comercializarem seus produtos na cidade, já são 18 as empresas com o SIM. Visitamos alguns desses produtores e comprovamos a qualidade de suas instalações e de todo processo de produção, da seleção dos ingredientes até a embalagem do produto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário