quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Subvertendo a ordem, o Marzipan é feito da Amêndoa Amarga, e produz um delicioso Docinho.

Marzipã (do italiano marzapane), marzipan ou maçapão é um doce de origem árabe, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, que pode ser moldada. Também podem ser adicionadas essências.


A origem e o nome do Marzipan possui várias versões:
Uma das histórias dá conta que na época do filósofo Péricles, os cozinheiros gregos tinham o hábito de preparar tortas de amêndoas com mel. Já na época do nascimento de Jesus Cristo, diversos relatos informam que havia comércio de marzipan com mel. Um pouco mais adiante, na época do Cristianismo, moldavam-se santos feitos com massa de amêndoas, apresentados em romarias e peregrinações.
O Marzipan origina do Oriente, na forma de delicadas amêndoas glaceadas de açúcar foi servido na corte dos sultões para coroar a refeição.
Os Espanhóis e Portugueses em suas expedições levaram as amêndoas para a Europa através do centro negociando de Veneza durante as cruzadas. No começo de sua história, o marzipan foi produzido por Farmacêuticos e era consumido como sendo uma cura médica, bem no século XVII.

No século  XIV, o marzipan transformou-se em iguaria nas mesas de jantar dos mais nobres, e serviu-se como um presente luxuoso aos imperadores. A Europa beneficiou-se de um acesso mais fácil ao açúcar. Em conseqüência, os confeiteiros fizeram testes sobre da produção do marzipan, e transformaram magicamente uma vez que com as mãos limpas transformavam o marzipan em trabalhos de arte.

Outra lenda conta que há 500 anos, Marieta, filha do confeiteiro Badrutt, em Veneza, combinou amêndoas com açúcar. Dizem que esta combinação aconteceu no dia de São Marcos, e recebeu o nome de "Marci Panis" (pão de Marcos).
Outro registro narra que em 1407, na cidade alemã de Lübeck, houve uma crise na colheita que causou fome em todo povoado. Como a cidade estocava uma grande quantidade de açúcar e amêndoas, todos os padeiros foram convocados para desenvolver uma receita de pão feita com amêndoas e açúcar.

Nostradamus escreve que em 1404 o Marzipan já era fabricado na Alemanha. Na época a.C. Tortas de Amêndoas eram oferecidas a deuses na Páscoa e por serem elaboradas em março, eram denominadas "panis martius". Com essa denominação é possível rastrear a existência do produto até a idade média.

Conhecido no ocidente a partir do século VIII aproximadamente, o marzipã é servido geralmente com a forma de bolinhas ou figurinhas, pintadas com anilina ou em sua cor natural, e ainda com cobertura glaceada ou de chocolate.

Para a cultura Portuguesa, esta massa se chama  Massapão, também conhecido por massa de amêndoa, é muito utilizado na doçaria tradicional, sobretudo como cobertura de bolos. Com o massapão pode confeccionar diversos doces, como os queijinhos de amêndoa (com um recheio de ovos moles) ou os morgadinhos do Algarve.


MASSAPÃO

300g amêndoa em pó
300g açúcar em pó
1 clara de ovo L
1 colher de chá de extracto de amêndoa (na falta, usei amaretto, 3 c.chá)
1 pitada de sal

MÉTODO C/ PROCESSADOR DE ALIMENTOS:

Coloque a amêndoa, o açúcar e o sal na taça e pulse para misturar.
Com o processador em andamento (velocidade média) junte o extracto e a clara de ovo.
Depois de envolvido, e ligeiramente granulado, raspe as paredes da taça e processe mais um pouco até a massa estar toda com um aspecto mais liso.
Retire para a bancada, amasse um minuto à mão, faça uma bola ou um cilindro, embrulhe em película aderente e guarde no frigorífico.

MÉTODO MANUAL:
Numa taça, misture a amêndoa, o açúcar e o sal.
Noutra taça coloque a clara de ovo e o extracto.

A pouco e pouco, vá juntando os secos à clara, incorporando e amassando bem. Na fase final, a massa pode começar a parecer demasiado seca. Continue a amassar para libertar os óleos da amêndoa, que ela acaba por atingir o ponto. Se não, junte um pouco mais de clara de ovo.

Se quiser fazer o famoso Queijo de Amêndoa com doce de ovos, molde a massa em bola, retire um pedaço que chegue para fazer a tampa. Com os dedos, abra um buraco com alguma largura, mantendo a base um pouco grossa e intacta e dando ao massapão o formato de um queijo sem tampa.
Faça suficiente doce de ovos para encher o interior. Calque o pedaço de massapão que reservou, use-o como tampa, calcando bem. Se necessário umedeça os dedos em água.
(No meu caso, optei por fazer um rolo, que dá muito mais trabalho a rechear, mas pode também fazê-lo, usando um descaroçador de maçãs).

Embrulhe em película e guarde no frigorífico até à hora de servir.

2 comentários:

  1. O sabor de amêndoa amarga eu obtenho processando junto com as amêndoas as amêndoas encontradas dentro do caroço do pêssego. São idênticas às naturais, mas são pequeninas e amargas. Guardo caroços de pêssegos. Quebro os caroços com martelo sobre pedra dura (cuidado com a pia!). A quantidade de amêndoas amargas você decide, conforme seu paladar. Meia dúzia para uma xícara de chá de amêndoas.
    O blog está fora do ar há uns 20 anos... bubiuhle@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Para a clara não ficar crua, eu cozinho a massa por alguns instantes. Vai soltar óleo, mas fica muito gostoso e
    d u r a d o u r o! ...

    ResponderExcluir