sábado, 22 de agosto de 2015

São Bento de braços abertos para a Bahia de todos os Santos.


A Avenida Sete de Setembro, comumente abreviada para Avenida Sete, é uma das principais e a mais tradicional das vias
urbanas do município de Salvador, no estado da Bahia, Brasil. 
Foi palco de acontecimentos históricos e local de marcos arquitetônicos importantes, abrigando museus, igrejas, hospitais, escolas e hotéis ao longo dos seus 4,6

quilômetros de extensão, e conectando o núcleo urbano surgido nos séculos XIX e XX ao centro histórico da cidade, de origens coloniais.Inaugurada em 1916 pelo então governador José Joaquim Seabra, foi idealizada como parte do plano de reforma urbana de Salvador iniciado em 1912, buscando conectar o centro antigo aos novos bairros que surgiam ao sul da cidade.

Possui uma ocupação extremamente variada no uso do solo, alternando comércio, serviços e habitações de diferentes níveis de renda, assim como instituições diversas, e divide-se em três trechos principais; o distrito de São Pedro, distrito da Vitória e o distrito da Barra, cada um desses espaços com enormes diferenças sócio-econômicas e paisagísticas entre si.

Distrito de São Pedro
A avenida na altura da Capela de Nossa Senhora do Rosário (à direita), local da antiga Igreja de São Pedro Velha.[3]
É o mais antigo dos três, na cidade tradicional, e o único chamado popularmente de “Avenida Sete de Setembro”, pois foi nesse trecho que se realizaram as grandes intervenções urbanísticas de J.J. Seabra.

Possui aproximadamente 1,5 quilômetro, se estendendo do Campo Grande á ladeira de São Bento, onde se une a Rua Carlos Gomes e a Praça Castro Alves.

Possui um conjunto arquitetônico único, com exemplares que vão desde o estilo barroco (Mosteiro de São Bento, século XVII), eclético (Instituto Histórico e Geográfico, antigo senado, do século XIX) e moderno (Edifício Sulacap, no seu final, dos anos 40 do século XX), apesar de ter sofrido ao longo dos últimos 100 anos uma perda de seus monumentos, como a Igreja de São Pedro Velho e o Convento das Mercês, além dos que deram lugar a edifícios residenciais e de comércio.

Suas calçadas de pedra portuguesa são a única mostra de que, apesar de tantas diferenças nas ocupações e nomes, a Avenida Sete é uma só, desde a Barra até a Praça Castro Alves.

Seu sentido varia, sendo mão dupla em seu primeiro trecho, do Farol da Barra ao final do Corredor da Vitória, e se alterando para mão única a partir do Campo Grande, prosseguindo assim até o seu término.

No Carnaval se transforma em palco das movimentações populares, sendo o trecho situado no distrito de São Pedro denominado “Circuito Avenida”, que engloba em um mesmo percurso a Praça Castro Alves e a rua Carlos Gomes, no seu entorno.


Ladeira de São Bento em 1850, gravura de Henry Melville, com base em desenho de Samuel C. Brees. Nesta época, Salvador era o principal porto do Brasil e um dos maiores da América 






Postal colorizado por volta de 1925, com o Mosteiro, ao fundo. Era uma época de bondes, carroças e poucos carros.













Esta é uma fotografia, de um postal Pinheiro, da Ladeira de São Bento, início da Avenida Sete de Setembro, que termina no Farol da Barra. Embaixo um antigo bonde vindo do Canella.


Ao lado a Ladeira de São Bento vista do alto do Mosteiro, em fotografia colorizada, após 1923, quando o monumento a Castro Alves foi inaugurado. Observe que o local do antigo Theatro São João, destruído em 1923, está vazio. Em 1935, o Palácio dos Esportes foi inaugurado no mesmo local.


São Bento visto provavelmente de cima do antigo Hotel Meridional, cerca de 1920.


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