segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Se vamos levar em conta a descrição do dicionario, eu diria que este docinho arranca Suspiros

"Respiração, mais ou menos prolongada,  produzindo Gemido, Ânsia."
A origem e história do merengue italiano ou dos merengues de forma geral é incerta. 

Alguns atribuem a fama ao confeiteiro suiço chamado
Gasparini, que teria criado os três tipos de merengue (francês, suiço e italiano), em 1720. 
Mas existem literaturas que dizem que essa história não é a verdadeira, e os merengues foram criados por volta do século XVI, por cozinheiros europeus que descobriram que batendo as claras conseguiam produzir espuma. Além disso os merengues quentes surgiram depois que tornou-se perigoso à saúde comer ovos sem cozimento, no caso só as claras.
O merengue italiano é uma forma de merengue cozido que possui duas partes: a calda de açúcar e em um merengue francês, também conhecido por suspiro. A calda colocada em ponto de bala mole às claras em neve cria o delicioso merengue italiano.

O merengue também é a dança nacional da republica Dominicana, ela também faz parte da vida dos cidadãos do Haiti. Na verdade há duas origens prováveis para a origem desta dança, alguns dizem que o formato da dança em si,

surgiu da necessidade dos escravos terem de arrastar as correntes que eram muito pesadas e com passos curtos enquanto tinham que cortar cana, juntamente com a batida dos tambores.
A segunda historia seria que um grande herói havia sido ferido na perna durante uma das revoluções na replica dominicana, por simpatia e uma maneira de celebrar se todos começaram a arrastar os pés.

Esta é uma dança muito antiga do pais, no Haiti existe uma versão chamada Meringue, não se descarta a possibilidade do nome fazer referencia ao doce feito de açúcar,tendo em vista que ela se originou através dos escravos que trabalhavam na colheita da cana.

Por volta do século XIV o merengue não era popular somente na Republica Dominicana como também em todo caribe e na America do Sul e se tornou uma das danças populares na America Latina.

O merengue é típica dança feita para se divertir e é possível dança-la em pequenos espaços e com muitas pessoas tendo em vista que é uma dança fácil de dançar e que não exige grande habilidade das pessoas que irão executar os passos.

De acordo com os próprios dominicanos em um programa televisivo exibido na TV “SANTO DOMINGO INVITA”. 
O merengue seria uma mistura de duas danças, a dança africana em si e o minueto Frances, isto aconteceu entre o final de 1700 e o inicio de 1800, quando os escravos haviam visto as danças de salão nas festividades da nobreza e começaram a tentar imitar seus patrões executando alguns passos, mas naquele tempo as danças europeias não eram tão divertidas, então os escravos decidiram acrescentar as batidas dos tambores para dar um ritmo especial aquele tipo de dança.

Inicialmente o merengue não era dançado entre casais e sim em um circulo, onde cada homem e cada mulher ficavam de frente um para o outro segurando os braços um do outro, limitados pela largura do mesmo, eles não ficavam muito próximos e o movimento original era balançar os ombros juntamente com o arrastar dos pés, no inicio não se tinha esse balançar dos quadris como no merengue atual, já que se tratava quase de uma dança primitiva.

Suspiros ou Merengues
Ingredientes:

1 clara de ovo
9 colheres de açúcar refinado
1 limão galego
Corantes ou essência de sua preferência

Modo de preparo:
Bata as claras em neve e depois acrescente o açúcar. Continue batendo e vá acrescentando algumas gotinhas de limão até endurecer. Se quiser pode colocar umas raspinhas de limão para dar sabor,corantes ou essência de sua preferência. Coloque o creme em forma untada em forma de suspiro e leve para assar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário