Sustentabilidade é um estado de equilíbrio nos âmbitos social, econômico e ambiental de nosso sistema, atendendo às necessidades da geração atual, sem prejudicar ou comprometer o atendimento às futuras.
Como a embalagem contribui para a sustentabilidade?
A embalagem é tida como uma das ferramentas que viabiliza a sociedade atual. Ela deve estar aliada à preservação da vida, da saúde e dos recursos naturais.
Esta é a base da existência e do desenvolvimento do setor; o que guia seu avanço tecnológico em busca de “Melhor qualidade de vida, para mais pessoas, por meio da embalagem”
A embalagem construindo a sustentabilidade
Proteção, aumento de vida útil, saúde, segurança, economia, redução do desperdício e bem estar são os principais pilares
da embalagem. Alinhados a eles está a responsabilidade ambiental em todas as etapas do ciclo de vida da embalagem, do desenvolvimento à revalorização após o consumo do produto.
A função do design das embalagens é atrair o publico alvo através de mensagens qualitativas que oferecem valores como prestígio, status, tradição, moda, confiança e ousadia para que possa induzir-lo a experimentar determinado produto e assim mudar seu hábito cotidiano.
Para que tudo chegue às mãos do consumidor de maneira correta, algumas etapas devem ser seguidas, por exemplo: a pesquisa sobre o produto; o projeto/design da embalagem; as características da embalagem (acondicionamento; fechamento; estocagem em embalagens próprias para transportar ou não); despacho do produto; modo de distribuição; locais de venda; tipo de consumo (se o produto é comprado embalado por uma embalagem que não chegue ao consumidor final) e reciclagem.
Atualmente, a utilização das embalagens não têm se restringido somente a proteger o produto em seu interior. Muitas são parte fundamental no cozimento de seus produtos, podendo ir do freezer ao microondas. Mesmo assim, ainda assume a função básica de proteger o produto, conter informações e até mesmo contribuir para a preservação do ambiente.
Consumo consciente é um processo que começa na escolha do produto e passa pelo seu uso e descarte. Desta forma, todas as etapas do consumo podem ser pensadas racionalmente.
A embalagem se molda à sociedade, refletindo seus hábitos, valores e grau de desenvolvimento. Ao mesmo tempo ela atua de maneira inversa e ajuda a impulsionar as mudanças de consumo necessárias para a sustentabilidade. Hoje, além de promover a destinação correta para a reciclagem ou reutilização, as embalagens possibilitam um consumo mais consciente.
Ações que embalam a sustentabilidade
Ações governamentais – relacionam-se à provisão de saneamento básico para a população, gerenciamento dos resíduos domiciliares pós-consumo, inclusão social na triagem e valorização da indústria recicladora, melhoria da educação e incentivo a empresas sustentáveis, entre outros.
Ações empresariais – focadas no desenvolvimento de tecnologias e processos de produção mais limpos, no aperfeiçoamento contínuo de produtos e processos e no desenvolvimento e cooperação nos processos de reciclagem e comercialização de produtos reciclados, bem como a valorização e dignificação de seus colaboradores. Também prevê a produção de embalagens com base nas Diretrizes de Sustentabilidade da Indústria de Embalagens lançadas pela ABRE.
Ações individuais – são fundamentais na busca pela sustentabilidade. Estas ações ajudam a construir um novo sistema no qual todos podem participar. O consumo consciente e o descarte correto de resíduos garantem ótimos resultados. Mas a sustentabilidade só é possível com a co responsabilidade e atuação conjunta da sociedade, das empresas e dos governos. Cada parte tem o seu papel.
Otimizar o tamanho de seu produto, o design da embalagem principal e secundária, o layout do palete e a forma em que seus paletes são alimentados são formas poderosas de tornar a embalagem e o transporte ecologicamente corretos.
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