sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Festival Gastronômico Degusta 2015 tem presença da Juliana Venturelli

Festivais apostam em uma gastronomia com um perfil menos comercial e com a cara do Brasil.  Festival Gastronômico Degusta leva a pesquisadora Juliana Venturelli, para palestra e exibição do filme sobre a Cozinha Sul Mineira.
O evento vai ser realizado durante todo mês de setembro e contará com a participação de 21 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, lanchonetes e cafeterias. Nos anos anteriores o evento foi um grande sucesso. Turistas vieram de todas as partes e uma grande parte da população local foi mobilizada e participou ativamente, percorrendo o circuito gastronômico e dando grande incentivo para que os estabelecimentos se mantivessem focados em oferecer sempre o melhor ao seu público.
Agora em 2015 a criatividade desses profissionais da cozinha será posta à prova com o tema “Tradição Mineira”, que abre um enorme leque de possibilidades a serem exploradas. As expectativas são de que haja um crescimento no número de visitantes, por conta do interesse gerado pelo evento e também por uma maior diversidade no perfil de participantes, permitindo que as cafeterias e lanchonetes locais também possam colocar as suas delícias. A pesquisadora e cozinheira Juliana Venturelli, da voz a personagens reais como Zuca, Leila, Nair, Benedito, Aurora Isaura, Dona Alice, Gracinha, Maria Lúcia, Orminda, Maria Amélia, Ângela e temperam com muito sabor o projeto comandado pela pesquisadora nos “Cadernos de receitas: narrativas culinárias”.

Juliana viajou e bateu nas portas de casas que guardam os tesouros culinários das famílias das cidades do sul de Minas Gerais. São receitas com sobrenome e que carregam a história pessoal, da família e do território. Por trás de broas de milho, biscoitos, balas de coco, bolos de fubá e de refeições completas há muito saber, afeto, memória e tradição. A região escolhida é cortada pela Estrada Real, que levava o ouro das Minas Gerais para o porto de Paraty para ser escoado para a Europa durante o Brasil Colonial. Na observação contemporânea da autora, a própria estrada que tem o caminho novo e o velho “curiosamente, há (também) dois caminhos culinários no mesmo sentido: o Velho e o Novo. As tradições culinárias se mantêm acesas assim como seus fogões à lenha, mesmo com a chegada da globalização e da tecnologia.”
Com o olhar poético voltado aos frutos da terra e aos saberes da cozinha, Juliana reuniu estes relatos e compartilha sua experiências.
Serviço:

Festival Gastronômico Degusta 2015. Dia 26 de Setembro às 19:30 Local: sala de projeção do Hotel Central Parque

Nenhum comentário:

Postar um comentário