sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Cara Laura Alonso

Salvador da Bahia, 08 de Agosto de 2015

Não é todos os dias que as pessoas pedem sugestão onde comer bem em sua cidade, e além de me sentir honrado com o pedido e por tal distinção, é coisa que há de se orgulhar, e para tanta responsabilidade, indicar as toalhinhas mais alvinhas, pra quem se gosta.
Nossa terra tem tradição e em respeito a vosmicê, separei gente que realmente confio para tal empreitada.

Podem me desculpar se não faço mesura aos medalhões, mesmo reconhecendo seu valor, mas como sou da casa, me reservo o direito, de bater perna e prosa cotidiana, para fazer tal gentileza a gente pouco conhecida, mas de grande valia.
A cidade já não é tão pequena, onde toda a gente se batia na hora do rancho, mas tem lugares que ficam na memoria, e para quem vem, é sempre um prazer em mostrar o que esta escondidinho, que só reservamos, para quem sabe de verdade apreciar.
A moça tem formosura, e sabe bem que comer Dendê, Azeite de cheiro, Sarapatel é coisa pra iniciado, sendo assim separei umas quartinhas de quintal, que não devem deixar de ser apreciadas.
Água que passarinho não bebe, também deve constar deste roteiro, pois como a moça sabe, quem vem a nossa terra, tem que se sentir, tal qual o papa em Roma, em casa.

Vou deixar de entremeses, e partir para circular o dedo no mapa, pois de tão variada, como a cozinha esta as localidades de bem comer.
Do Humaitá à Itapuã, Do Guindastes dos Padres ao Chega Nego, como da Saúde até Brotas, na Bahia, tem Dendê, tem Dengo e Preguiça não falta!

Os apelidos são caseiros,como os quintais com frutas, tem Zizi, Zuzu, Calina e Virgilia, mulheres principalmente, que além, de fibra empreendedora, tem alegria, que aqui também é tempero, e dos bons, coisa que não pode faltar na boa cozinha da terrinha.
Vou ficando por aqui, sem me alargar muito mais, aguardando a moça e sua vista cordial, para como prometido indicar.
Só fazendo ressalva, que o que realmente ela não deve deixar de provar, é da generosidade de uma gente que faz comida com amor e na intenção de agradar, pois em minha terra, luxo é despojo e elegância é comer de mão.
Se sobrar tempo, não pode deixar de provar as geleias da Claudia, o feijão de Ogum do Tacun e as Bolachinhas de goma e beiju de dona Loló.
E com Carinho me despeço, seguro que sem comer bem, não sairá deste lugar, seja por minha boa intenção, seja pelas minhas indicações, Seja bem vinda Viu?

2 comentários:

  1. Se soubesse que te indicar pra Lau, faria tão bem... tinha feito isso antes <3
    Linda homenagem!!! bjs

    ResponderExcluir