sexta-feira, 5 de junho de 2015

Biscoitos Húngaros hokifli

Biscoitos Húngaros hokifli

A culinária húngara tem uma posição de destaque na cultura da Hungria, com tradicionais pratos como o goulash, difundido por todo o mundo e uma das bases da cozinha húngara. Mas vamos falar deste delicioso biscoitinho os hokifli, recheado com doce de nozes, e passados no açúcar
confeiteiro, ficam macios e fofinhos e devem acompanhar um cafezinho, ai vai uma das delicias da cozinha doce húngara.
A batata é usada em diversos pratos, e as sopas e os guisados são componentes da culinária dos húngaros.

Os pratos são geralmente temperados com páprica (pimentão), cebola e pimenta preta. Os guisados são, comumente, encontrados com elementos tradicionais como carne de porco e de gado, como usado no pörkölt. Há ainda, diversas sobremesas tais como o smlói galuska que é um doce coberto de creme de laranja ou rum. Na culinária húngara há pratos que são feitas com frutas, sendo elas umas das especialidades da cozinha húngara.

Pode-se encontrar ainda, uma influência de outros povos na culinária, como elementos da cozinha turca com a utilização de muito açúcar na presença de doces e bolos, fruto da influência alemã.

Biscoitos Húngaros 
Para a massa:
500g de farinha de trigo
250g de manteiga sem sal gelada 
125ml de leite morno

uma pitada de sal
15g de fermento biológico (1 tablete do fresco ou 1/2 pacotinho do seco).
Modo de Preparo:
Coloque a farinha sobre uma superfície plana ou um Bowl, acrescente o sal e vá acrescentando a manteiga em flocos e o leite morno misturado ao fermento, faça uma massa lisa que solte das mãos.
Se quiser, acrescente raspas de limão ou um pouco de canela em pó. Não trabalhe muito a massa para que não esquente.
O recheio tradicional deste docinho é um creme de nozes, mas fique a vontade para utilizar goiabada ou doce de leite, ou o que mais te convier.
Mas lembre-se que o recheio deve estar frio, para nao amolecer a massa. A massa não precisa (nem deve) descansar, abra aos pedaços com rolo de macarrão, corte com a boca de um copo ou um vazador de ravioli, recheei com uma colher (café) do recheio escolhido, feche bem delicadamente e levei assar em forno médio pré-aquecido por uns 20-25 minutos.
Assim que tirei do forno, passei as bolachinhas rapidamente por açúcar de confeiteiro. Deixei que esfriassem numa grade, para que isso acontecesse igualmente.
Guardei em um pote fechado, elas não perdem sua crocância.
Rendimento: 70 deliciosas bolachas
Tempo de preparo (do início à finalização): exatos 55 minutos, por mais incrível que isso possa parecer!

2 comentários:

  1. Olá Alício! Adorei saber da receita, e gostaria de saber se nesta receita vai açúcar?
    grata

    ResponderExcluir