sábado, 25 de abril de 2015

3 frutas nordestinas pouco conhecidas, mas que são deliciosas!

A Mata Atlântica, que abrange toda a costa nordeste, sul e sudeste do Brasil e é uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta, já teve cerca de 93% de suas extensão desmatada. Infelizmente, com a devastação foi-se também um conhecimento que deveria fazer parte da vida de mais de 70% da população brasileira que habita a faixa de Mata Atlântica. Conheça agora algumas das frutas mais comuns da nossa incrível Mata Atlântica (e, se possível, empolgue-se o bastante para cultivá-las!):

Cajarana
Fruta encontrada nas regiões Norte e Nordeste do País. Sua árvore tem uma copa alta com frutos de tom amarelado, lembrando uma pequena manga com casca dura. Possui sabor pouco ácido se consumido ao natural; seu caroço é

fibroso e cheio de filamentos. É utilizado na forma de sucos, sorvete e doces. É da mesma família do cajá, assemelhando-se a este no sabor.

Na cajarana, encontramos nas pesquisas de flavonóides vários fenóis e polifenóis importantes no seu fruto, entre os principais temos a Narigenina, Narigina, Quercetina e outros, Quercetina A Quercetina é um flavonóide natural amplamente distribuído no Reino Vegetal.

É um antioxidante polifenólico natural presente nos vegetais, frutas e sucos.
- Nos alimentos a quercetina ocorre na forma de glicosídeo. Quimicamente a quercetina é uma aglucona da rutina e de outros glicosídeos. A quercetina é um poderoso antioxidante e anti-radicais livres.
- Tem atividade cardiovascular, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio. Características:Apresenta-se sob a forma de um pó de coloração amarelo-ouro.
-PRINCIPAIS FUNÇÕES:
-A Quercetina têm várias propriedades farmacológicas, entre elas:
- Tem atividade cardiovascular, reduzindo o risco de morte por doenças das coronárias e diminuindo a incidência de enfarte do miocárdio. Características:Apresenta-se sob a forma de um pó de coloração amarelo-ouro.
-Enfim, há inúmeras aplicações na medicina principalmente nos tratamentos de problemas circulatórios e capilares, incluindo inflamações de qualquer tipo. OBS: se você tomar meia xícara de suco de cajarana por semana, você estará evitando quase 100% de risco de um enfarte.

Siriguela
Siriguela , ciriguela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore da família das anacardiáceas e também de seu fruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros. Originária da América Central e da América do Sul, é bastante comum na Região Nordeste do Brasil.

A siriguela (Spondias purpurea), também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho  e ciroela, é uma planta da família das anacardiáceas, originária das Américas Central e do Sul, sendo comumente encontrada na região Nordeste do Brasil, e também cultivada no estado de São Paulo. A planta é também encontrada no sudeste da Ásia, onde apresenta frutos sem sementes. Ainda pouco conhecida, a siriguela é uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros de altura, possui ramos que se desenvolvem rente ao solo, as suas folhas são compostas, e as suas flores formam frutos isolados ou em cachos.
A siriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras. Fonte de vitaminas A, B e C, e com alto teor de cálcio, fósforo e ferro, essa frutinha é muito recomendada no tratamento de anemias e no fortalecimento da imunidade. A fruta é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Com
relação aos tumores, ainda não se sabe se há, na siriguela, quantidades suficientes de antioxidantes para preveni-los, mas de qualquer forma, a planta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo.


Ingá
Ingá é o fruto da ingazeira, A planta e da família das leguminosas e muito comum em regiões próximas a rios e lagos. Suas sementes, são envolvidas por uma polpa branca e adocicada. O ingazeiro costuma apresentar floração mais de 



uma vez por ano. A palavra “ingá” é de origem indígena e significa “embebido, ensopado”, uma referência à sua polpa aquosa.

As ingazeiras podem atingir até 15 metros de altura, e suas flores são brancas esverdeado e há mais de 300 espécies de ingá, sendo que na Floresta Amazônica que se encontra a maior diversidade de espécies do ingá, além do brasil, as ingá podem ser encomtrada nos países da América do Sul
como Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário