quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cerveja na Gastronomia-Faça você mesmo!


A cerveja não serve só pra te deixar mais alegre. Usada na gastronomia, cria novos elementos. é só dar asas a criatividade.


Pão de centeio e cerveja stout
Ingredientes:
150g de farinha de centeio
1 colher (chá) de fermento biológico seco
100ml de cerveja stout
1 colher (sopa) de melado de cana
1 colher (chá) de sal, uso dividido
1 xícara (240ml) de água morna
350g de farinha de trigo

Na tigela da batedeira (você vai usar o batedor de massas pesadas nesta receita) misture a farinha de centeio, o fermento, a cerveja, o melado, metade do sal e a água. Reserve em um lugar quentinho por 5-8 minutos ou até espumar. Junte a farinha de trigo e o restante do sal e misture por 5 minutos (ou sove, caso não use a batedeira) até a massa ficar homogênea. Transfira para uma tigela grande, levemente pincelada com óleo, vire para untar a massa dos dois lados e cubra com filme plástico. Deixe crescer até dobrar de volume, 1 ½ - 2 hours.


Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio. Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar e sove em uma superfície levemente enfarinhada até ficar lisa, polvilhando com farinha se for necessário. Divida a massa em duas partes iguais e forme uma bola com cada uma delas. Polvilhe o topo dos pães com um pouquinho de farinha e transfira para a assadeira preparada. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente até dobrar de volume (1 hora).

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C/350°F. Asse até que os pães fiquem bem dourados e haja um som de oco ao bater com os nós dos dedos na parte inferior dos pães.

Rend.: 2 pães






Nenhum comentário:

Postar um comentário