quarta-feira, 29 de abril de 2015

Estação de rádio com foco em alimentos-Exemplos de Sucesso!

Um programa de rádio comunitaria, feito por jovens, dá voz à adolescentes num bairro pobre dos EUA, em situação de insegurança alimentar.
De acordo com dados do censo americano, uma em cada três famílias em Far Rockaway ganha menos de US $ 25.000 por ano, e o bairro seria referido por muitos, incluindo o governo, como um " deserto doce "(um termo alguns ativistas alimentares não gostam ), sem tempo para cozinhar uma refeição a partir do zero ou até mesmo sentar para comer , um bem precioso em muitos lares.
 
 
 
 
 
 
 Em 2014, o Brooklyn estação de rádio com foco em alimentos Património Rede de Rádio(HRN) iniciou um programa para não só ensinar os adolescentes como produzir histórias para rádio, mas também para ajudá-los a partilhar a sua perspectiva sobre a comida em suas comunidades.  
Far Rockaway parecia ser o ponto de partida perfeito.

"Um dos nossos objetivos aqui é trazer novas vozes para  a conversa sobre alimentos", diz o diretor executivo Erin Fairbanks de HRN. "Os adolescentes e estudantes do ensino médio são pessoas que freqüentemente não são ouvidas no processo, mas eles são os mais afetados em termos de acesso aos alimentos e à insegurança alimentar."
Miranda é um dos cinco alunos selecionados para a primeira Saxelby Rádio Scholars programa, que trouxe um punhado de jovens de 18 anos 17 e em conjunto com os estúdios HRN. Os estudantes foram escolhidos por um comitê de seleção composto por líderes comunitários, especialistas em alimentos e rádio, e Pam e Bill Saxelby, os financiadores do programa. (Ann Saxelby, sua filha, é o proprietário do Saxelby Queijo e esposa de Patrick Martins, o proprietário do Heritage Foods EUA e fundador da HRN.)
Os estudantes comprometem-se a cinco sessões de treinamento, a falar sobre suas experiências com comida, e aprender sobre rádio de produtores de rádio voluntário, engenheiros e outros líderes, diz Caitlin Pierce, gerente do programa de HRN, que supervisionou os estudiosos.
 "Eu me senti como se fosse uma tola, ao passar por uma loja com um monte de verduras." Eu não sabia que outras pessoas se sentiam da mesma maneira.
Ela entrevistou moradores Far Rockaway sobre seus problemas em comer mais saudável,  e investigou se os mercados de agricultores e hortas comunitárias podiaam ajudar as pessoas em sua comunidade a comer da maneira que queriam. 
Ela entrevistou um morador local que falou dos mercado dos agricultores, "eu costumo viajar horas em ônibus e trens para encontrar frutas e legumes que são adequados, e eu não tinha que fazer isso."
Justina Utionkpan, jovem nigeriana, cuja família mudou-se para Far Rockaway, nota grandes diferenças entre a comida que comemos e a de seu país de origem e que está agora disponível para ela. Com sua presenca na rádio , falou da infinidade de fast food no seu bairro, algo que seus pais nigerianos desaprovam fortemente em gastar dinheiro. 
Como Utionkpan disse em uma entrevista por telefone: "Há uma delicatessen em cada esquina. Isso tem um impacto na saúde das pessoas. "Ela reconhece que a comida quando é barata, normalmente não é saudável, mas está facilmente disponível, e menos pessoas vão se preocupar em cozinhar em casa.  Muitos de seus colegas de classe, comem fast food quase todos os dias.
"Quando você diz a um estudante do ensino médio que eles estão fazendo um bom trabalho sobre a comida em sua comunidade, eles pensam sobre o alimento e se inserem neste processo como uma grande idéia", diz Pierce.
Ao focar o pessoal, as suas histórias eles começaram a assumir uma responsabilidade que os jovens sem o treinamento jornalistico não costumam ter. "Os alunos falavam com o coração e que acabou por ser realmente convincente", diz Fairbanks.
Os alunos debatem muitos dos tópicos sobre os alimentos, e concluem dizendo: ​​"Mas não foram eles tinham uma sólida experiência em comida ou política", diz ela.
As peças de rádio exploram temas como o impacto da boa comida no desempenho físico, a luta de um padrasto para comer saudável, ou como a falta de tempo pode mudar os hábitos alimentares de uma mãe. Em um cenário de mídia, onde o acesso aos alimentos é muitas vezes discutida por advogados e médicos focados em mudança de política, programas de rádio para os adolecentes são uma lufada de ar fresco, uma linha directa para o cotidiano das pessoas. Alem disso significa que os alunos estão curiosos sobre as forças que moldam sua comunidade.
Ao discutir sua história, por exemplo, Utionkpan expressa curiosidade sobre a parte do governo que pode ser responsável por fazer o alimento saudável mais fácil ou mais barato para comprar. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos pode ser um conceito estranho em Far Rockaway, mas os seus efeitos são muito reais.
"Eu não entendo por que eles fazem o alimento saudável caro, mas em seguida, esperam que as pessoas comam saudável", diz Utionkpan. "Há dificuldades econômicas em todos os lugares, até mesmo aqui e as pessoas se voltam para a coisa mais barata que pode encontrar."
Heritage Radio Network está actualmente em execução uma campanha Kickstarterpara reconstruir seu site e continuar a transmitir o trabalho da rádio Scholars Saxelby, além dos 39+ shows ao vivo que tocam em HRN cada semana.
Fotos cortesia de HRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário