sábado, 11 de abril de 2015

Arte Urbana será tema de Festival em Salvador.

O  1º Festival de Arte Urbana de Salvador, que estreia com o mote “A Rua vem pro Guetho”

O evento acontece durante 4 sábados entre meses de abril e maio Carlinhos Brown participa de abertura do evento no dia 11 de abril que tem Gastronomia e Cultura como atração.

O Candeal é uma das mais antigas comunidades de Salvador, Bahia. Seu nome tem origem na existência da planta candeia, que no início da formação do bairro, por volta do século XVIII, era abundante na região. Com forte herança africana, a comunidade foi criada a partir da união de Manuel Mendes e Josefa de Santana, negra liberta da Costa do Marfim que chegou ao Brasil em 1769 em busca dos parentes que vieram escravizados. Conta a história que a família comprou a “Roça Candeal Pequeno” local que, posteriormente, se tornou um “quilombo urbano”, onde D. Josefa comprava e libertava negros e acolhia os fugitivos.
Formando-se como uma comunidade de características quilombolas, o Candeal nunca perdeu sua estreita relação com as influências e a cultura africana, assim como guarda como marca de sua história a resistência e solidariedade herdada de seus fundadores. 
Nas ruas estreitas e sinuosas, na mistura de cores e ritmos, nos contrastes sociais - que ficam gritantes quando olhamos para as comunidades vizinhas – nas relações interpessoais, no dia-a-dia, na tradição perpetuada através da música, da cultura, da gastronomia e da religião, a comunidade se constrói valorizando os laços de parentescos e a boa convivência entre os moradores que, de uma forma ou de outra, são todos descendentes de S. Manuel e D. Josefa.

O Cacique Calinhos Brawn, volta a comanda a festa no bairro do Candeal Pequeno de Brotas, nos dias 11 e 25 de abril e 2 e 9 de maio,quando o bairro sedia o Candyall e Tal - 1º Festival de Arte Urbana de Salvador, que estreia com o mote “A Rua vem pro Guetho”. 

Durante quatro sábados,
espaços do bairro serão ocupados e vão virar palco para variadas atrações musicais, artes performáticas, intervenções artístico-urbanas e experiências gastronômicas. No sábado de abertura, dia 11 de abril, o grupo Candeal Beats recebe como convidados Carlinhos Brown e o saxofonista, flautista compositor e arranjador carioca Carlos Malta para encerrar as atividades do dia.
Grupo de percussão rudimentar carioca Tchá

Degga Da se apresenta na Bica (Foto: Divulgação)
O retorno do Guetho Square como palco para shows e manifestações artísticas será um dos legados da primeira edição do Candyall e Tal. Após o Festival, o espaço volta a se inserir na agenda cultural dos soteropolitanos.
Durante os dias do Festival, as apresentações serão por toda parte, como no espaço chamado "Bica", que inspirou a canção Água Mineral, a "Escadaria Zap", onde músicos do bairro ainda se encontram para tocar juntos, na Varanda de Seu Vavá, na Praça das Artes, na Escadaria do Zé Botinha, no Terreiro de Mãe Maiamba, no Largo do Israel e no Guetho Square, onde a programação musical será encerrada a cada sábado.
O evento também propõe ao público um roteiro gastronômico pelo bairro. Durante os dias de festa, o principal atrativo será uma cozinha-show que terá dois pratos principais para cada sábado de festival, sendo um preparado por um chef do Candeal e o outro por um chef convidado. O espaço promoverá aulas abertas ao público.

Na abertura do Festival, serão inaugurados dois novos equipamentos urbanos: a Praça das Artes e um novo campo de futebol, a Arena Candeal Cosme Dantas by Messi.
Cosme Dantas foi um morador que faleceu dentro do campo e o nome é uma homenagem a ele e ao jogador Lionel Messi. Segue abaixo programação completa do Candyall e Tal no sábado de abertura, dia 11 de abril, às 16 

Serviço

- Abertura com Percussivo Pracatum – Regência: Jose Izquierdo (Candeal – Salvador)
- Grupo Cultural Lindro Amor (São Francisco do Conde)
- Som na Escadaria – ZAP (Candeal – Salvador)
- Palquinho do Zé Botinha – Fernando Citro (São Paulo)
- Espaço da Dança – Ballet FUNCEB
- Som na Bica – Tchá Degga Da (Percussão Rudimentar - Rio de Janeiro)
- Espaço Gastronômico – Leka Hatori
- Flash Mob – Boghan Gabot (Candeal – Salvador)
- Praça das Artes – Circo
- Som no Guetho – Candeal Beats com participação de Carlinhos Brown (Candeal – Salvador) e Carlos Malta (Rio de Janeiro)


Compartilhem e fiquem ligados nas paginas do Chef Alicio Charoth
El Cocinero Loko:
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko


Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts



Nenhum comentário:

Postar um comentário