segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bolo Formigueiro com Nibs de Chocolate.

Bolo Formigueiro
Muitas pessoas dizem que o bolo formigueiro surgiu durante o período colonial, nas grandes fazendas do interior de Minas ou no Nordeste, não se sabe ao certo. 
O certo é que, mesmo sem saber o lugar exato em que foi feito pela primeira vez, esse bolo é uma delícia. Diz a lenda que alguém quis aproveitar sobras de chocolate, então picotou e colocou dentro da massa antes de assar.
Sabemos que quase todo mundo tem uma receita de bolo simples, aquele bolo da vovó, da mãe, aquela receita básica que serve não apenas para preparar o bolo, mas também para servir de base a qualquer bolo de todos os sabores que você pode imaginar.
Dicas para o Preparo de Bolos
Antes de começar a bater o bolo, separe todos os ingredientes e deixe em sua bancada. comece untando com a margarina e enfarinhando a forma, acenda o forno para pré-aquecer, aí sim, pode começar bater a massa do bolo.
Na hora de bater os ovos, bata bem. Use batedeira ou bata na mão, nas próximas etapas só será necessário misturar. Use farinha peneirada (o bolo fica mais leve) e claras batidas (claras em neves) para seu bolo ficar mais fofo.

Bolo Formigueiro com *Nibs de Chocolate.
Ingredientes:
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
4 ovos (claras em neve)
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
100 gramas Nibs de chocolate
1 colher (sopa) de fermento em pó 

Modo de Preparo:
Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, junte as gemas e continue batendo.
Acrescente o leite e os demais ingredientes.
Por último, acrescente as claras em neve, mexendo delicadamente.
Leve para assar em forno quente.                                                               
Desenforme frio.
Sirva.

*Os Nibs de cacau orgânico são a amêndoa de cacau levemente torrada e triturada. Crocantes e de sabor intenso, eles contêm uma carga altíssima de antioxidantes e minerais, e podem ser usados de diversas formas, algumas empresas disponibilizam este produto como a AMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário