quinta-feira, 16 de abril de 2015

Museu da Gastronomia Baiana (MGBA)

Onde o visitante Come o Museu, este é o conceito do (MAGBA)
Situado num exuberante prédio no coração do Pelourinho, ladeado por casarões seculares e a Casa Jorge Amado como testemunho, o Museu da Gastronomia Baiana (MGBA) é o primeiro da América Latina totalmente dedicado à gastronomia. 

Ao invés de apresentar pinturas e esculturas, o museu traz as histórias das comidas típicas baianas, como acarajés, vatapás e moquecas, além de referências étnicas, sociais e culturais que fazem parte da gastronomia da Bahia,  ligado ao complexo do Senac Pelourinho.

Seguindo uma tradição de grandes museus ligados a gastronomia, como o Alimentarium, na Riviera Suíça, o MGBA abriga um teatro arena e restaurante escola. 
Logo na entrada, o visitante se depara com as Muralhas de Santa Catarina, o mais antigo e importante marco arqueológico de Salvador, que data da fundação da cidade.
                                                                                                

 O acervo do museu é composto por filmes, fotos, maquetes e utensílios de vários tipos de materiais que ajudam a sintetizar a formação da culinária brasileira.

Grandes painéis fotográficos sobre temas diversos e assinados por renomados
fotógrafos também fazem parte do acervo. Além da exposição permanente, o museu conta com instalações específicas sobre o acarajé e a mandioca, além de vitrines rotativas com homenagens alternadas periodicamente. 


O (MGBA) abriga todos os anos o Seminário de Gastronomia do Senac, que este ano terá a sua IX edição, marcado para 25 de agosto, das 14h às 18h, no Teatro Sesc Pelourinho. 
O tema será “Bahia de Todos os Feijões: História, Tradições e Gastronomia” e teremos uma programação com painéis e mesas que abordam o ingrediente-tema sob vários aspectos: nutricional, cultural, religioso.

O atual Senac Pelourinho foi inaugurado em 05 de janeiro de 1975, com o nome de Centro de Aperfeiçoamento para Turismo e Hospitalidade e com o objetivo de ser a primeira escola de Hospitalidade do Nordeste. O Centro, que faz parte do Museu da Gastronomia Baiana, criou uma nova perspectiva para a área de Turismo na Bahia, atendendo anualmente mais de 2.500 alunos.

Local:
Endereço: Praça José de Alencar, nº 13/19 - Largo do Pelourinho - Salvador-BA - CEP: 40.025-140

Telefone: (71)3324-8101

Fax: (71)3324-8102

Nenhum comentário:

Postar um comentário