sábado, 18 de abril de 2015

Picadinho de Cordeiro é a deliciosa receita do Chef Marcos Cardozo, no nosso Bate&Leva de Hoje!

O Bate&Leva hoje foi conversar com um Chef diferente, nada convencional, Marcos Cardozo vive em Porto Alegre, e a pesar de não ter cursado gastronomia, faz um trabalho muito bacana e de muita responsa, receber em casa, não é para qualquer um e nisso ele manda muito bem!



Administrador de empresa, o Chef Cardozo, (45 anos)vem alimentando amigos e faz isso com muito charme.
Com um ar outsider e na contra mão, seu antirrestaurante Casa Cardozo, é uma afirmação de independência, uma aposta no conceito autossustentável. 
A proposta é totalmente informal e o próprio Chef  faz tudo sozinho: receber as pessoas, cozinhar, servir, limpar, arrumar, divulgar, elaborar cardápios...Autor e protagonista da sua própria cozinha estando o mais perto das pessoas que o visitam. 

Eclético e adepto do conceito"Do It Yourself" tanto na cozinha como na musica, passeia no gosto por Chef que nos também compartilhamos  muito,  como o  Anthony Bourdain e do Marcelo Schambeck, o jovem e talentoso Chef do Bistrô Del Barbiere.


Gosta de purê de batatas feito por sua mãe, mas come de tudo sem esquecer as azeitonas pretas, cebola roxa e anchovetas.



Bate&Leva

<Si pudesse sentar a mesa com a Chef Marcos Cardozo, O que lhe preguntaria?
R, De onde você tira essas ideias "improváveis", como abrir as portas da própria casa, em jantares onde uma mesa "coletiva" é compartilhada por pessoas que não se conhecem?
E completaria a pergunta: você imaginava que isso daria certo?!?  hehehehe

<Quando surgiu a ideia de receber em casa pessoas das mais diversas?, fale um pouco deste prazer.
R. Quando eu decidi sair de um emprego mais tradicional e pesquisar algo que eu pudesse fazer sozinho e em casa a dúvida surgiu: o que se encaixa nesse conceito? Tirei um "ano sabático" e enquanto pensava no que fazer, resolvi criar um blog e escrever sobre minhas paixões, gastronomia, música e cinema. No blog, além de escrever sobre comida, eu gravava algumas receitas e ficava muito tempo na cozinha. Logo veio a informação de que, em muitos países, cozinheiros estavam abrindo suas casas para jantares exclusivos. Pesquisei melhor o conceito e fui conferir de perto. Foi amor à primeira vista!Eu já gostava muito de cozinhar e tinha tido uma experiência em uma grande cozinha, mas o que me chamava mais a atenção era o fato de que, na maioria dos lugares, apenas uma pessoa fazia todo o trabalho e na sua casa. Pronto! Tinha achado o conceito perfeito: antirrestaurante!


<Vê alguma importância nos produtos Orgânicos? Ainda esta muito caro para fazer parte do menu, ou já percebe um maior consumo?
R. Sim, vejo toda a importância nos produtos orgânicos. Além do benefício para nossa saúde, o sabor é inigualável na maioria dos casos. Porém o preço é o grande inibidor de um maior consumo. É uma utopia achar que a maioria das pessoas terá acesso direto ao produtor. Se a distribuição dos produtos orgânicos, estiver nas mãos dos grandes e convencionais distribuidores, o preço dos orgânicos não vai cair tão cedo. Mas a tendência atual, de maior consumo de orgânicos, irá levar ao maior consumo no futuro. No meu caso, uma cozinha mais "artesanal", a oferta de produtos orgânicos vem aumentando gradualmente e para que fique cada vez mais popular, será necessário uma adequação de oferta/preço/consumo.


<Acha que o cliente tem mesmo sempre razão?
R. Não! Procuro trabalhar com as minhas convicções e receber/atender pessoas que se identifiquem com meu trabalho.

<Acha que o mercado cresceu e as pessoas estão mais conscientes em termos do que é uma "boa alimentação"?
R. Acho que o mercado da gastronomia, no Brasil, cresceu muito. Isso é ótimo, mas necessariamente não vem junto com uma consciência do que é uma "boa alimentação". Falta muito trabalho para as pessoas entenderem que boa alimentação não está ligada ao preço e a fama de quem oferece o produto.



<O que acha da Gastronomia como Cultura?
R. A palavra cultura vem de "cultivar" e por isso mesmo está fortemente ligada a gastronomia. A gastronomia nos mostra os costumes de um povo, sua arte, suas crenças e por isso mesmo, penso eu, gastronomia é cultura!

<Acompanho a muito seus jantares e acho a ideia genial, já houve algum inconveniente engraçado?

R. Não lembro de nada fortemente inconveniente, mas é claro que algumas noites ficam mais divertidas com uma quantidade extra de vinho, mas nada que não aconteça em uma boa reunião familiar na casa de todos nós...

<Sabe algo sobre a Cozinha Baiana, gostaria de conhecer mais?
R. Sei muito pouco e gostaria de saber muito mais. Isso define minha ignorância quanto ao assunto e toda minha vontade de aprender. Tudo que comi, até hoje, adorei!

<O que te faz brilhar os olhos com seu trabalho?
R. O aroma que se espalha da cozinha para o resto da casa e a alegria das pessoas que se espalha da sala para todos os cantos. Conseguir fazer com que as pessoas passem algumas horas, comendo e bebendo com muita calma e compartilhando a mesa com desconhecidos que se tornam bons amigos ao final de um longo jantar. Isso me faz muito feliz! 

Receita da Casa Cardozo
antirrestaurante:

Picadinho de Cordeiro:
Carne de cordeiro, cozida lentamente, com tomate, manteiga, mel, grão-de-bico,
azeitonas e muito bem temperada com cominho, gengibre, páprica, canela, hortelã e açafrão da terra. 

Pode ser servido com arroz, com purê de batatas ou com couscous marroquino.
Para 4 pessoas:
700 g de pernil de cordeiro desossado e picado.
1/2 cebola grande ralada.
1 dente de alho amassado.
1/2 maço de coentro picado.
1 pau de canela.
1 colher de chá (rasa) de cada: cominho, gengibre em pó, páprica e açafrão da terra.
50ml de azeite.
1 colher de chá de sal.
Pimenta-do-reino.
1 tira grande de casca de laranja.
1/2 lata de tomate sem pele picado, com o suco.
200 ml de caldo de cordeiro.
1 folha de louro
20 g de manteiga gelada cortada em cubos.
20 ml de mel. 
150 g de grão-de-bico cozido.
40g de azeitona verde
Hortelã picada para guarnecer.
Tempere o cordeiro com a cebola, o alho, coentro, as especiarias, azeite, pimenta-do-reino e o sal. Leve à geladeira até o dia seguinte.
Aqueça uma frigideira e doure o cordeiro aos poucos. Reserve a carne em uma tigela, com a casca de laranja. Em uma caçarola, misture o suco do tomate com carne e acrescente o caldo e o louro. Tampe e leve ao fogo, muito baixo, por 1h30. Após esse tempo, separe a carne do caldo e deixe o caldo ferver em fogo alto. Junte o tomate picado, a manteiga e diminua o fogo. Cozinhe por 5 minutos. Misture o mel, o grão-de-bico, as azeitonas e a carne. Deixe cozinhar, mexendo bem, por mais 5 minutos. Sirva guarnecido com folhas de hotelã.

Saiba mais sobre o Chef Marcos Cardozo e sua deliciosa proposta no Sigulink:
https://www.facebook.com/marcos.cardozo.7/photos_albums

Nenhum comentário:

Postar um comentário